O País – A verdade como notícia

Município de Maputo lança campanha “Stop COVID-19”

Município de Maputo e parceiros lançaram este sábado a campanha "Stop COVID-19" visando divulgar mensagens de prevenção contra a contaminação pelo novo Coronavírus nos terminais rodoviários, paragens e nos mercados formais e informais.

O terminal Rodoviário da praça dos combatentes ou simplesmente "xikelene" um dos mais movimentados da Cidade de Maputo colheu este sábado a cerimónia de lançamento da campanha “Stop COVID-19”. Caia chuva ligeira na Cidade de Maputo, o terminal estava cheio de passageiros, não se observava o distanciamento social recomendado para prevenir-se do novo coronavírus. Alberto Machava estava na paragem, melhor no terminal, está consciente dos riscos de manter-se no aglomerado. Mas para ele não havendo transporte não tem como esquivar a contaminação.

Isabel estava na fila de espera pelo autocarro, enquanto não chega a sua vez para embarcar desinfetava as mãos numa acção levada a cabo pelo município de Maputo e parceiro. Ela saúda a iniciativa da edilidade, mas, ela manifesta-se preocupada com o impacto do novo Coronavírus na saúde pública, porque segundo suas palavras há muitas pessoas que não estão a levar a sério as medidas de recomendações contra a contaminação da COVID-19.

O Município de Maputo propõe-se a levar mensagens e acções de prevenção contra a COVID-19 para todos pontos de maior concentração populacional. Hélder Muando Director Municipal de Saúde e acção Social na autarquia de Maputo dirigia a cerimónia e na interacção com a imprensa deixou ficar as seguintes palavras.

"Vamos fazer a desinfecção a 20 terminais e igual número de paragens e todos terminais da Cidade de Maputo, vamos também trabalhar em 15 mercados, este projecto vai consistir a desinfectar dos autocarros e a lavagem das mãos,” disse a fonte que esteve presente na praça dos Combatentes.

E mesmo este sábado muitas pessoas beneficiaram-se da lavagem das mãos e foram recebendo informações de prevenção de como prevenir o coronavírus.
Uma medida que foi saudada por muitos presentes no "Xikhelene".

São cerca de 130 pessoas preparadas para estar a fazer a desinfecção incluindo a mobilização social, onde será caracterizada pela passagem de informação de prevenção contra o OVID-19.

Quanto a observância da lotação recomendada que é de um terço da lotação nos autocarros, o município de Maputo garante a intensificação de acções de fiscalização.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos