O Conselho Municipal de Maputo reprovou a ideia de levar camiões do Mercado Grossista do Zimpeto para os vários pontos da capital do país. O objectivo, segundo a Associação dos Pequenos Importadores, facilitaria a compra de produtos durante a quadra festiva.
Movimentar-se na Cidade de Maputo vai ficando cada vez mais complicado à porta da quadra festiva. A estas alturas, até uma simples ida ao mercado parece uma longa viagem.
“A pessoa, só por querer deslocar-se ao Zimpeto, tem de deixar todos os seus afazeres para atender um único assunto de ir ao mercado para adquirir um saquinho de batata ou cebola”, indicou Sudecar Novela, presidente da Associação dos Pequenos Importadores.
Esta situação preocupa a Associação de Pequenos Importadores, por isso propôs a ideia de os camiões que vendem produtos no Zimpeto irem aos bairros da Cidade de Maputo, como forma de estarem próximo dos clientes. O Conselho Municipal reprovou a iniciativa.
“Porque vai criar embaraço na mobilidade de viaturas e uma concorrência desleal”, revelou Sudecar Novela, a justificação do Conselho Municipal de Maputo para fundamentar a reprovação da ideia.
Justificações que não batem para os proponentes da ideia. “Por exemplo, podíamos mandar o camião das cinco horas às nove ou 10 e depois ele (o camião) voltava para o mercado do Zimpeto. Então, essa foi uma forma de negar a ideia porque não foi da autoria do Conselho Municipal”, disparou.
O porta-voz do Conselho Municipal de Maputo, Silva Magaia, não quis falar às nossas câmaras e prometeu que poderá abordar o assunto depois de ter mais detalhes.