O Município de Maputo já começou a limpar as valas de drenagem, que estavam abandonadas há muito tempo, e avança poder reabilitar as degradadas e construir outras onde se julgar necessário.
Até à última segunda-feira, quando o jornal “O País” noticiou o assunto, muitas valas de drenagem de escoamento de águas pluviais da Cidade de Maputo apresentavam-se com arbustos, mas, esta quarta-feira, começam a ganhar outra imagem, com a limpeza que está a ser efectuada. O Município diz já ter contratado as empresas e o pessoal já está no terreno.
“Estamos a fazer esse trabalho de limpeza regular de valas de drenagem. Uma e outra vez, podemos falhar e a vegetação pode crescer, mas não é uma questão de negligência”, diz Saturnino Chembeze, director de infra-estruturas no Município de Maputo.
Ademais, a edilidade avança também que vai reabilitar as valas de drenagem degradadas e construção de outras. “Nós temos estado a fazer reabilitações, também temos estado a fazer construções de valas novas, particularmente nos distritos municipais”.
Os trabalhos de limpeza vão decorrer em todas as valas do Município de Maputo, numa extensão de cerca de 50 quilómetros.