O País – A verdade como notícia

Município de Chimoio quer resgatar a imagem de cidade mais limpa do país

Foto: O País

Chimoio já foi, há poucos anos, considerado uma das cidades mais limpas do país, categoria que agora perdeu para a cidade de Inhambane. A edilidade, encabeçada por João Ferreira, está a fazer de tudo para resgatar essa imagem, por isso está a retirar lixo das residências dos munícipes.

Aliás, basta lembrar que, no início do mandato, João Ferreira jurou não cortar a sua barba sem que Chimoio voltasse a ser a cidade mais limpa do país. Ferreira viria a quebrar o seu juramento após o Presidente da República, Filipe Nyusi, numa visita à província de Manica, o ter autorizado a cortá-la.

Agora, com a campanha denominada “porta-a-porta sem lixo”, que consiste na recolha de lixo à porta das residências, pretende-se consciencializar os cidadãos sobre a necessidade de depositar resíduos sólidos em lugares apropriados.

“Estamos a trabalhar para os nossos munícipes retirarem o lixo das suas casas. Não podemos trabalhar em tempos de campanha, porque precisamos de votos. Nós estamos a trabalhar arduamente desde o início do nosso mandato”, avançou Ferreira.

A campanha conta com o envolvimento dos líderes comunitários e funcionários que exercem trabalhos burocráticos no Município de Chimoio.

Nesse processo, João Ferreira está a ser confrontado com problemas de vias de acesso nos bairros, mas diz ter já solução à vista.

“A preocupação que está a ser apresentada é de estradas. Nós temos muitas estradas feitas, mas os nossos munícipes querem mais. Dentro de poucos dias, teremos a cidade toda asfaltada ou com saibro, até a última ruela”, referiu.

E sobre estradas, de acordo com a edilidade de Chimoio, cerca de 80% das vias do centro urbano já estão asfaltadas, faltando apenas os bairros do interior.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos