O Município da Matola pretende atrair empresários nacionais e estrangeiros para investirem em sectores estratégicos, como o dos transportes. Por isso, a cidade vai acolher, no próximo mês, um fórum de negócios.
O problema da falta de transporte nas principais cidades do país não é novo e é dos mais preocupantes. Ciente disso, o Município da Matola vai colocar à disposição dos participantes do fórum de negócios, entre eles empresários e empreendedores, a oportunidade de investir neste sector de modo a resolver o problema.
“Uma coisa é o transporte e outra são os meios de transporte. Precisamos de criar essas infra-estruturas para poder resolver essa necessidade. Como Matola, crescemos muito. Temos hoje perto de dois milhões de habitantes, e essas pessoas precisam de ser transportadas. A nossa visão é que é preciso criar infra-estruturas para que o acesso à mobilidade seja fácil. Estamos a investir na criação de novos centros para transportar nossos munícipes. Então, há aqui uma oportunidade para que o sector privado venha actuar”, revelou Calisto Cossa.
O edil da Matola explicou que “queremos fazer, por exemplo, que a população que esteja em Mukatine não precise de chegar à Cidade de Maputo. Nós vamos criar essas oportunidades, em que os ganhos são para os dois lados”.
Outro problema que afecta a Matola é a gestão de resíduos sólidos. Por isso, o presidente do Município da Matola referiu, esta sexta-feira, que o projecto do aterro de Matlemele não está abandonado. Calisto Cossa avança que, neste momento, está a decorrer o redimensionamento do espaço bem como o reassentamento das 16 famílias que estão na área do aterro.
“Há trabalhos, sim. Se for para lá, vai constatar que há equipas que estão a trabalhar. E não gostaria, neste momento, de falar de prazos, porque houve muitos factores, munícipes invadiram aquele espaço e estamos a resolver esse problema. O projecto não está esquecido. Estamos a trabalhar nele, porque é o caminho para a solução dos nossos problemas de saneamento aqui, na Matola.”
Sob o lema “transição digital para o bem servir”, a cidade da Matola vai acolher a 2 de Junho próximo um fórum de negócios que contará com a presença de 200 convidados, com o objectivo de promover as potencialidades da Matola e mobilizar investimentos públicos e privados.