Liberdade, um dos bairros frequentemente afectados por inundações, na Província de Maputo, vai beneficiar-se da construção de mais uma vala de drenagem. As obras estão orçadas em 19 milhões de Meticais e terão duração de quatro meses.
Centenas de casas no bairro Liberdade, na Província de Maputo, foram abandonadas devido a inundações.
“No dia 5 de Fevereiro do ano 2000, nas cheias de 2000, foi quando saí desta casa”, contou Angélica Fumo.
Liberdade é um dos bairros com sérios problemas de escoamento de águas pluviais. Com o lançamento, esta terça-feira, da primeira pedra para a construção de 1,5 quilómetros de vala de drenagem, renasce a esperança entre os moradores.
“Veremos, veremos, diz-se que a esperança é a última a morrer. Assim que a vala de drenagem estiver concluída, volto a ocupar a minha casa”.
Amélia Simeão, também residente do bairro, disse ter esperança de dias melhores, pois já sofrem há muito tempo.
“Passamos muito mal aqui, andamos mal. As nossas casas e ruas estão cheias de água. Espero mesmo que a vala venha mudar o bairro.”
O edil da Matola, Calisto Cossa, explica que são, ao todo, 25 quilómetros de vala de drenagem que a edilidade pretende construir, mas o trabalho será faseado. O objectivo é minimizar o impacto das inundações.
“Está a chover em todo o lado. As águas estão a provocar danos, mas é também nossa obrigação, junto com os munícipes, ir procurando respostas. É um esforço enorme que estamos a fazer. Temos que continuar a mobilizar recursos, são recursos escassos. É nosso desejo que todos esses bairros que têm problemas de inundações tenham condições para escoar as águas das chuvas”.
A máquina escavadora já começou a actuar, e o presidente do Município da Matola avisa que, se necessário, as casas construídas em locais de curso natural das águas pluviais serão demolidas.