O País – A verdade como notícia

Mundo destrói sete milhões de hectares de florestas naturais por ano

Foto: O GLOBO

O desflorestamento, no mundo, continua apesar dos apelos internacionais para proteger as florestas.

Esta segunda-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que todos os anos, sete milhões de hectares de florestas naturais são convertidos para outros fins.

De acordo com o subsecretário-geral do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Li Junhua, que discursava no Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, realiazada esta segunda-feira, a expansão da agricultura comercial é responsável pela maior parte do desflorestamento.

O Departamento, citado pela ONU News, realçou que as doenças zoonóticas representam 75% de todas as doenças infecciosas emergentes e geralmente ocorrem quando paisagens naturais, como florestas, são desmatadas.

O órgão estima que dois mil milhões de hectares de terras degradadas em todo o mundo tenham potencial para serem restauradas.

Revitalizar as florestas degradadas é fundamental para atingir a meta da ONU de aumentar a área florestal global em 3% até 2030.

Isso também ajudaria os países a criar novos empregos, prevenir a erosão do solo, proteger as bacias hidrográficas, mitigar as mudanças climáticas e salvaguardar a biodiversidade.

As florestas ocupam 31% da superfície do planeta e abrigam 80% da biodiversidade terrestre. Além disso, mais de 1,6 mil milhões de pessoas dependem delas para subsistência e renda.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos