O País – A verdade como notícia

Mundo despende-se hoje da Rainha Isabel II

Foto: Notícias RH

O funeral da Rainha Isabel II, a monarca britânica mais longeva da história, realiza-se esta segunda-feira na Abadia de Westminster, em Londres.

Segundo os serviços do palácio de Buckingham, a urna da soberana, que morreu a 8 de Setembro, aos 96 anos, será colocada no jazigo real de Windsor, onde se encontram depositados os restos mortais do pai, Jorge VI, da mãe, Isabel Bowes-Lyon, e da irmã, a princesa Margarida; a urna do marido, o príncipe Filipe, que morreu em 2021 aos 99 anos, será também transferida para ficar junto à sua.

A cerimónia religiosa oficial, com início previsto para às 11h00 locais contará com a presença de cerca de 2.000 pessoas, entre as quais o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente da França, Emmanuel Macron, do Brasil, Jair Bolsonaro, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau e a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelensky.

Alguns chegaram no fim de semana ao Reino Unido e estiveram no velório, que durou cinco dias.

MULTIDÕES CONGESTIONAM BUCKINGHAM NA VÉSPERA DE FUNERAL DE ISABEL II

Centenas de milhares de pessoas escolheram ir ontem, véspera do funeral de Isabel II, ao Palácio de Buckingham e aos parques envolventes, em Londres, provocando longas filas e congestionamentos nos acessos a diversos pontos de homenagem à monarca.

Já que hoje haverá “demasiada confusão e multidão”, Karen foi ontem com a neta de três anos colocar flores no Green Park, na zona do “tributo floral” à Rainha Isabel II de Inglaterra, criada pelas autoridades britânicas desde o dia da morte da monarca, a 8 de setembro, aos 96 anos.

A área para deixar flores, maior do que um campo de futebol, está a cerca de 350 metros do palácio de Buckingham, mas polícias e seguranças avisaram Karen, ao final da manhã, de que eram precisos 45 minutos a andar para chegar aos portões, dado o número de pessoas, as restrições de acesso a várias áreas dos parques e as inúmeras vedações colocadas para organizar as multidões e evitar superlotação em alguns pontos.

Centenas de seguranças vão dando instruções, em alguns pontos, com megafones, e foram instalados ecrãs que vão avisando, logo à saída das estações de metro e em outros pontos, que as pessoas estão a tentar aceder a uma zona congestionada que obriga a longa espera.

Em toda a zona são já visíveis também as vedações e outra logística que vai permitir a organização das multidões que previsivelmente vão querer na segunda-feira aceder aos pontos de passagem do cortejo fúnebre da Rainha Isabel II.

As autoridades revelaram em que pontos do cortejo poderá haver público, mas avisaram de que os acessos serão controlados e cada área terá uma capacidade máxima, alertando que todas as cerimónias serão transmitidas na televisão e que haverá também um espaço no Hyde Park, um dos maiores parques de Londres, com ecrãs gigantes.

A polícia assegurou que os movimentos de multidões em Londres serão constantemente monitorizados, para evitar esmagamentos ou pessoas empurradas.

O funeral da Rainha Isabel II de Inglaterra será a maior operação de segurança de sempre em Londres, com a maior reunião de líderes mundiais em décadas e, num dia que será feriado nacional, a previsão de enormes multidões nas ruas.

As autoridades policiais e da cidade dizem que a operação é maior do que a dos Jogos Olímpicos de 2012 e do que a do fim-de-semana do Jubileu de Platina, a celebração dos 70 anos de reinado de Isabel II, no início de Junho.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Londres, Sadiq Khan, a polícia de Londres foi reforçada com agentes de todas as 43 forças policiais de Inglaterra e País de Gales.

Foram também mobilizados soldados dos vários ramos das forças armadas, nomeadamente Exército, Força Aérea e Marinha, e centenas de trabalhadores para prestar assistência nas ruas.

“Este funeral não tem precedentes. É o maior encontro de líderes mundiais em décadas e, em cima disso, existem centenas de milhares, se não milhões de pessoas que vêm prestar homenagem”, afirmou. Mais de 2000 agentes de todo o país foram recrutados para ajudar a Scotland Yard.

O PROGRAMA DAS CERIMÓNIAS FÚNEBRES DA RAINHA ISABEL II

O funeral da Rainha Isabel II terá lugar hoje na Abadia de Westminster, no centro de Londres, culminando décadas de preparação meticulosa, com um programa cheio de pompa e tradição num dia declarado feriado nacional.

Este é o programa das cerimónias fúnebres:
– 6h30: Encerram as visitas públicas ao Palácio de Westminster, o edifício do parlamento, onde o corpo da rainha se encontra desde quarta-feira. A fila de milhares de pessoas chegou a ultrapassar oito quilómetros e um tempo de espera de 25 horas.

– 10h44: O caixão é transportado para a Abadia de Westminster em cortejo militar acompanhado pelo Rei Carlos III e membros da família real. A urna segue numa carruagem de artilharia com 123 anos usada no funeral da Rainha Vitória, em 1901, e será puxada por cordas por 98 marinheiros.

– 11h00: Funeral de Estado na presença de cerca de 2.000 convidados, incluindo centenas de líderes e monarcas internacionais, bem como 200 pessoas condecoradas pelo serviço ao país e à comunidade, nomeadamente durante a pandemia da COVID-19.

– Cerca das 11h55: Dois minutos de silêncio na Abadia e resto do país após o soar do toque de corneta “The Last Post”, normalmente tocado em funerais de soldados mortos em combate.

– Cerca das 12h00: Hino “God Save the King” encerra cerimónia na Abadia. O caixão, acompanhado por membros da família real e soldados dos diferentes ramos das forças armadas, sai novamente em cortejo através das ruas de Londres, passando pelo Palácio de Buckingham.

– 13h00: Cortejo chega ao Arco de Wellington e o caixão é transferido para o carro funerário oficial, que transportará o corpo até ao Castelo de Windsor. Rei Carlos III e outros membros da família real partem para Windsor após o Hino Nacional.

– 15h00: Carro funerário chega a Windsor para um cortejo até ao Castelo real através de soldados das forças armadas, ao qual o Rei Carlos III e membros da família real se vão juntar no final, até à Capela de São Jorge. O caixão é levado para o interior da igreja.

– 16h00: Missa na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor com o Rei e membros da família real, funcionários antigos e actuais da Rainha e outros dignitários, cerca de 800 pessoas no total. Pero do final, a Coroa Imperial de Estado, esfera e ceptro reais serão retirados de cima do caixão.

– 16h45: Fim da missa no Castelo de Windsor e os convidados, incluindo a família real, saem. Este evento representa o fim do programa público das cerimónias fúnebres.

– 19h30: Missa privada apenas para a família real na Capela Memorial ao Rei Jorge VI, onde se encontram os restos mortais dos pais e da irmã da Rainha. Isabel II e o marido, príncipe Filipe, sepultado em 2021 no Jazigo Real, serão enterrados juntos no mesmo local.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos