O País – A verdade como notícia

Mundo chora morte de Kobe Bryant ídolo do Los Angeles Lakers

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu ontem, domingo, na Califórnia, num desastre de helicóptero que ceifou mais oito pessoas, entre as quais uma das filhas do jogador.

A antiga estrela de basquetebol norte-americano Kobe Bryant, de 41 anos, morreu este domingo, em Los Angeles, na queda do helicóptero onde seguia. Também uma das suas filhas, Gianna Maria Onore, de 13 anos, perdeu a vida.

Kobe foi recentemente visto em jogos da NBA com a sua filha Gianna – uma jogadora de basquetebol em ascensão.

Segundo as autoridades, Kobe e a filha iam a caminho da Academia de Desporto Mamba onde ela ia participar num jogo, integrado num torneio.

Inicialmente, as autoridades referiram que a bordo seguiam cinco pessoas e que todas tinham morrido, mas, horas depois, vários órgãos de comunicação social, como o site TMZ e o jornal LA Times, avançavam que, afinal, eram mais vítimas, o piloto e oito passageiros, informação posteriormente confirmada oficialmente.

O Los Angeles Daily News garantia que o técnico de basebol, John Altobelli, do Orange Coast College, amigo de Kobe, também estava no helicóptero, identidade que foi confirmada mais tarde pelas autoridades. Mas no aparelho estavam também a filha do treinador, Alyssa, e a mulher, Keri.

Testemunhas oculares referiram que antes do incêndio ouviram "o motor rebentar". As autoridades de Los Angeles já instauraram uma investigação ao acidente para apurar as suas causas.

 

Percurso de Kobe Bryant

Conheça, a seguir, o histórico do ex-basquetebolista americano que chegou a ser o jogador mais bem pago do mundo.

Kobe Bryant nasceu a 23 de Agosto de 1978 em Filadélfia, Pensilvania, e começou a jogar na NBA logo depois do ensino médio. Sempre nos Lakers, tendo sido titular na época de 1996.

Espelhando-se na carreira de Michael Jordan, que na época era a maior estrela do basquetebol americano, Bryant se tornaria mais tarde o jogador mais bem pago do mundo.

Kobe Bryant tinha-se retirado das competições em 2016, pondo um ponto final a uma carreira longa, de 20 anos, repleta de sucessos e ao longo da qual foi eleito por 18 vezes para a melhor equipa da NBA.

Foi ainda campeão por cinco ocasiões nos anos 2000, 2001 e 2002, 2009 e 2010 e vice-campeão por outras duas com a camisola dos LA Lakers, a sua equipa de sempre e que, em sua honra, decidiu que mais nenhum jogador irá vestir as camisolas com os números 8 e 24 — os dois que foram seus na equipa de Los Angeles.

No seu percurso, foi campeão olímpico ao serviço dos Estados Unidos por duas vezes, em 2008 e 2012.

Aos 34 anos, tornou-se o jogador mais novo na história da NBA a ultrapassar a marca dos 30,000 pontos.

Figurava até sábado como o terceiro melhor marcador de sempre da NBA, ocupando o quarto lugar como marcador mais regular por época.

Dia 25 de Janeiro, Le Bron James ultrapassou Kobe como terceiro melhor marcador da NBA.

Em uma das últimas publicações que fez no Twitter antes de morrer, Bryant parabenizou o jogador LeBron James por superará-lo na lista de maiores jogadores liga americana. No último sábado, LeBron havia chegado a marca de 33.655 pontos, superando os 33.643 pontos feitos por Bryant.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos