O Ministério da Saúde (MISAU) tranquilizou, esta segunda-feira, os moçambicanos em relação à Mpox. Segundo a nota de imprensa do Ministério, os resultados das amostras de todos casos suspeitos no país são negativos. A seguir, a nota de imprensa na íntegra:
“No dia 14 de Agosto de 2024, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a MPox como uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional.
Em resposta às declarações da OMS, o Ministério da Saúde elevou o nível de alerta da vigilância de MPox em todo o país. A elevação do nível de alerta tem como objetivo incrementar a sensibilidade do sistema de vigilância em saúde e deste modo, melhorar a identificação de casos suspeitos da doença. A sintomatologia da MPox é similar a outras doenças de natureza exantemática. Como resultado deste alerta máximo, o sistema de vigilância em saúde tem vindo a identificar activamente os indivíduos suspeitos desta doença que são imediatamente testados para confirmar ou descartar a infecção.
Assim, de 14 a 26 de de Agosto de 2024, o sistema de vigilância detectou um total de 7 casos suspeitos de MPox , sendo 4 em Cabo Delgado, 1 em Niassa, 1 na Zambézia e 1 na Província de Maputo. As amostras de todos os casos suspeitos foram testadas no Laboratório de Referência do Instituto Nacional de Saúde e os resultados foram negativos para MPox .
Estes dados não confirmam as informações que circulam nas redes sociais sobre a existência de eventuais casos de mpox no nosso país.
O MISAU irá actualizar a sociedade sobre a doença em Moçambique e apela a população, em geral, a adoptar as medidas de prevenção da doença, evitar o pânico e a acompanhar as informações divulgadas pelas autoridades de saúde, através dos canais oficiais”.