A Associação Cultural MOZOLUA em parceria com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, patrocínio dos Caminhos de Ferro de Moçambique e apoio do BCI, Água Namaacha, Chitará Sound, Pixel – Design e Serviços e Coca-Cola realiza nos próximos dias 23 e 24 de Novembro corrente o Festival Municipal de Artes e Cultura 2018.
O evento a ter lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano, pretende exaltar a riqueza artística e cultural da cidade de Maputo, quanto espaço que congrega muitas facetas em termos de criação e inovação.
O festival procura oferecer aos munícipes um programa pensado para as famílias e outros públicos, onde desde as primeiras horas do dia, a audiência têm a possibilidade de viver momentos de lazer, disfrutar da gastronomia, apreciar o melhor do artesanato local, ver os vários movimentos teatrais e literários que a cidade das acácias continua a forjar.
O Festival Municipal de Artes e Cultura surge igualmente num contexto de promoção do turismo doméstico, tendo em conta o vasto património histórico (material e imaterial) de que Maputo dispõe, reforçando deste modo o conjunto de esforços desencadeados por outras entidades no campo das artes e cultura na capital do país.
Este ano decideu-se escolher como lema do festival: “Água é Vida”, este recurso vital e de capital importância para o ser humano e que ameaça escassear nos próximos tempos, caso na haja uma acção energética visando preservá-lo. Acha-se, quanto MOZOLUA, que as artes podem jogar um papel importante para que a sociedade compreenda a responsabilidade que todos os actores carregam consigo que a escassez do líquido precioso não se consuma. Por isso quer-se que o festival também seja um instrumento de intervenção nesse sentido, estimulando a adopção de medidas mais racionais em termos de consumo de água para que as actuais e futuras gerações tenham o direito de continuar a existir, pois sem água não há vida.
Na primeira noite de espectáculos haverá Kapa Dech e Salimo Muhamed, como que a inaugurarem os dois dias de intensa festa para no dia seguinte, dia 24 de Novembro, a partir das 10 horas arranca uma feira de gastronomia, artesanato, teatro e poesia. A noite a festa vai continuar, com actuações ao vivo dos Ghorwane, Ras Haitrm, Gran Mah, Thikyt e Banda Pentescostal.