A terceira edição do Mozkids Talents terminou hoje. Os grandes vencedores do concurso de descoberta de talentos foram Rute e Áquila, na categoria Teatro; Tainara e Naura, na categoria Dança; e Elisa, na categoria Música.
A derradeira gala da terceira edição do concurso de descobertas de talentos, Mozkids Talents, começou de forma original este domingo. A apresentadora Yara da Silva, por alguns instantes, abraçou a música para interpretar um tema da sua autoria, como nunca antes tinha acontecido nesta edição.
A seguir à actuação de Yara da Silva, porque o passado faz parte da história do concurso de descobertas de talentos, alguns concorrentes das edições anteriores foram convidados a partilhar com o público da Arena 3D, na KaTembe, Cidade de Maputo, e com os telespectadores da Stv parte das performances que fizeram sucesso há alguns anos. Esse foi o caso de Ambosi, Melony e Romena Zunguza, que, uma vez mais, pôde interpretar o poema “Se me quiseres conhecer”, um dos que compõem o livro Sangue negro, da autoria da “mãe dos poetas moçambicanos”, Noémia de Sousa.
A condizer com o momento poético proporcionado por Romena Zunguza, a pequena declamadora da terceira edição do concurso, Nayara, também disse poesia, fazendo do verso dito oralmente uma forma de expressar sentimentos.
Além de recitais, na última gala da terceira edição do MozkidsTalents, houve teatro, dança e música. Cada um dos 16 concorrentes finalistas deu o melhor de si, de modo a demonstrar o crescimento registado ao longo das 10 galas desta edição.
Entre os meninos que actuaram na final, esteve InaldaSumburane, que, há três anos, venceu o concurso na categoria de Música. A pequena cantora, agora um pouco mais crescida, actuou, ofereceu brindes a todos os 16 finalistas do concurso e comprometeu-se a patrocinar a gravação de um tema musical com banda ao vencedor da categoria de Música.
Os 16 finalistas receberam, além do brinde de InaldaSumburane, um certificado de participação. Já os prémios dos três primeiros classificados de cada categoria variaram entre três meses de tratamento de cabelo, um ano de curso de dança ou artes marciais, formação em teatro durante um ano, curso de flauta e quite de dança.
Na categoria Teatro, a primeira classificação foi para Rute e Áquila; a segunda posição foi para Leonilde e Ayanda; e a terceira foi para Brisla. Na Dança, Tainara e Naura ficaram em primeiro lugar; Christian ficou em segundo e Tainara Tembe ocupou o terceiro lugar. Por fim, na Música, Elisa foi a grande vencedora; Fátima Langa foi a segunda melhor classificada e Mayra Tembe foi a terceira classificada.
Para os membros do júri, Lenna Bahule, Joaquim Matavel e Memi, a terceira edição de Mozkids Talents foi incrível, porque lhes permitiu testemunhar o crescimento dos concorrentes. Por isso mesmo, a avaliação das 10 galas do concurso é positiva. Segundo disseram, foi uma festa. Já os vencedores confessaram que se sentiram muito emocionados, quase sem palavras.