O grande tema do primeiro dia da terceira edição do MOZFEFO Young Leaders, que decorre de 10 a 14 de Agosto corrente, é a cidadania, para discutir aspectos como a inserção da juventude na sociedade.
Neste tema, para o qual foram convidados Francisco Seddoh, antigo ministro do Ensino Superior do Togo; Ivete Mafundza, oficial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Moçambique, será discutida a questão “Da conquista dos direitos ao exercício da cidadania”.
Osvaldo Mauaie, do Conselho Nacional do Voluntariado; Mateus Solano, actor e activista ambienta; e Hendro Nhavene Senkoro e Ismael Nhacucué, membros da liga juvenil da Frelimo e MDM, respectivamente, são outros intervenientes para o evento.
A Fundação SOICO (FUNDASO) espera que sejam apresentadas e debatidas diferentes perspectivas sobre como transformar os direitos conquistados pela juventude, promovendo a sua maior participação nos processos decisórios e nas prioridades das políticas nacionais de desenvolvimento.
Ainda no primeiro dia, está programada uma discussão sobre o “Voluntariado juvenil”. Espera-se que sejam partilhadas experiências, desafios dos jovens no exercício das actividades dos jovens em Moçambique, bem como apontar formas para estimular e potenciar o activismo deste grupo social enquanto indutor de mudanças sociais.