O País – A verdade como notícia

Morreu o Príncipe Filipe, marido da Rainha da Inglaterra

Morreu, hoje, aos 99 anos de idade o Príncipe Filipe, esposo da Rainha Elizabeth II, segundo informações do Palácio de Buckingham.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade, a Rainha, anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo”, escreve o SIC Notícias.

De acordo com a fonte, o Palácio de Buckingham informou que o Duque de Edimburgofaleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”.

O príncipe, que ia completar 100 anos em 10 de Junho, tinha saído recentemente do hospital, após uma intervenção cirúrgica a problemas cardíacos, e regressado ao Palácio de Windsor.

O Príncipe Filipe casou-se com a Rainha Elizabeth em 1947, desempenhando um papel fundamental na modernização da monarquia no segundo período pós-guerra mundial.

Foi sempre dentro das paredes do Palácio de Buckingham uma figura fundamental em quem a Rainha depositava confiança. “Ele tem, simplesmente, sido minha força todos esses anos”, disse a Rainha num raro tributo pessoal a Filipe num discurso que marcava o 50.º aniversário de casamento em 1997.

PRÍNCIPE DA GRÉCIA E DA DINAMARCA

Conhecido pelo seu sentido de humor particular, Filipe de Mountbatten, nascido com o título de príncipe da Grécia e da Dinamarca, é o consorte mais antigo da história da monarquia britânica.

De acordo com a RTP Notícias, após ter servido na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, casou-se a 20 de Novembro de 1947 com a então princesa Elizabeth, filha do Rei George VI, vindo a tornar-se no consorte mais antigo da Grã-Bretanha.

Filipe, que realizou mais de 22.000 compromissos públicos, descreveu-se de forma bem-humorada como “o inaugurador de placas mais experiente do mundo”.

Afastou-se das funções públicas em 2017, ano a partir do qual se tornaram cada vez mais raras as suas aparições públicas, à excepção dos grandes eventos familiares.

FUNERAL DISCRETO A PEDIDO DO PRÍNCIPE

A página oficial da Família Real, na qual foi anunciada a morte, encontra-se actualmente de luto, indicando que “novos anúncios serão feitos oportunamente”.

A morte do príncipe Filipe desencadeia a Operação “Forth Bridge”, nome de código para os preparativos do funeral, que merece honras de Estado.

De acordo com a tradição, o Reino Unido, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, entrará num período nacional de luto que se prolongará até o funeral.

As bandeiras serão hasteadas a meio mastro, o bastão cerimonial que está na Câmara dos Comuns, actualmente suspensa para férias, será envolto em preto ou adornado com um laço preto e os deputados deverão usar braçadeiras ou gravatas pretas.

Enquanto príncipe consorte, o príncipe Filipe tem direito a um funeral de Estado, que envolve ficar em câmara aberta e ser sepultado no Castelo de Windsor, mas, segundo a imprensa britânica, o duque de Edimburgo deixou instruções para se fazer um funeral privado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos