O País – A verdade como notícia

Morreu Lucas Chomera vítima de doença

Perdeu a vida, aos 69 anos, o antigo ministro da Administração Estatal, Lucas Chomera, vítima de doença. O antigo governante perdeu a vida na noite de ontem, no Hospital Provincial da Matola, onde estava a ser atendido após complicações cardíacas.

Segundo fontes familiares, Lucas Chomera estava numa cerimónia de graduação, na Província de Maputo, onde caiu e, de seguida, foi levado para o Hospital Provincial da Matola, onde perdeu a vida minutos depois.

Formado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Chomera foi director nacional-adjunto para a Área de Saúde Pública e director nacional de Recursos Humanos no Ministério da Saúde.

Até à sua morte, Lucas Chomera desempenhava as funções de assessor para Área de Governação e Assuntos Parlamentares no Gabinete do Primeiro-Ministro, sendo que antes foi deputado da Assembleia da República, onde desempenhou as funções de presidente da Comissão da Administração Pública e Poder Local e de primeiro vice-presidente da Assembleia da República.

No Governo de Armando Guebuza, foi ministro da Administração Estatal, entre 2005 e 2010, sendo que antes tinha desempenhado as funções de governador da província da Zambézia, entre 2000 e 2005, durante o Executivo de Joaquim Chissano.

Verónica Macamo, antiga presidente da Assembleia da República e actual ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, destaca as qualidades profissionais de Chomera com quem trabalhou durante vários anos na Assembleia da República.

“Foi meu colega, para além de ser meu camarada durante mais de dez anos na Assembleia da república; trabalhámos juntos durante cinco anos, ele como presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República e como primeiro vice-presidente da Assembleia da República. Mesmo agora, trabalhávamos juntos, na qualidade de assessor de Primeiro-Ministro. É uma grande perda”, lamentou Verónica Macamo, ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Aiuba Cuareneia, ex-governante, também lembra Lucas Chomera como um profissional de qualidades excepcionais. “Destaco aqui as qualidades humanas, uma pessoa muita simpática, muito conversadora e disposta a partilhar as suas experiências. E também foi meu professor. Como colegas no Governo, senti que ele estava sempre disposto a partilhar as suas experiências, conversamos sobre o país e sobre os nossos trabalhos.”

Castigo Langa, ex-governante, destaca o sentido de trabalho e missão que o malogrado observava durante suas missões. “É uma grande perda, o camarada Chomeira era um dirigente maduro, tive oportunidade de o conhecer e trabalhar com ele nas várias missões como governador. Como ministro, foi sempre uma pessoa que admirei pelo seu sentido de missão, seu sentido de disciplina, sua capacidade de liderança e de levar as pessoas a trabalharem para um propósito comum.”

Lucas Chomera nasceu a 14 de Novembro de 1953, na província de Sofala; deixa viúva, quatro filhos e cinco netos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos