O País – A verdade como notícia

Morreu Jonas Chitsumba, presidente do Costa do Sol

Foto: O País

O desporto moçambicano está de luto. Perdeu a vida, hoje, o presidente do Clube de Desportos da Costa do Sol, Jonas Chitsumba, vítima de acidente de viação ocorrido no distrito da Massinga, província de Inhambane.

Chitsumba, segundo dados colhidos pelo “O País”, morreu quando regressava de uma cerimónia familiar em Inhambane.

O Costa do Sol, clube para o qual foi eleito presidente em Outubro de 2022, curva-se perante a memória de vulto do dirigente desportivo e quadro sénior da empresa Electricidade de Moçambique (EDM).

“É com um sentimento de grande dor, tristeza e consternação que o Clube de Desportos da Costa do Sol comunica o falecimento do seu presidente, o senhor engenheiro Jonas Ernesto Binda Chitsumba, ocorrido no dia 28 de Novembro corrente, no distrito da Massinga, província de Inhambane, vítima de acidente de viação. O Clube de Desportos da Costa do Sol inclina-se com o maior respeito e consideração, perante a figura de um presidente de grande dimensão humana e profissional, que geriu com clarividência e humanismo os destinos do clube”, enaltece o Clube de Desportos da Costa do Sol numa mensagem divulgada na rede social “Facebook”.

Na mesma mensagem de pesar, o Costa do Sol endereça as sentidas condolências à família do finado. “O Clube apresenta à família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar e apela à serenidade de todos neste momento de dor e consternação”, lê-se na página oficial do “Facebook” do clube.

 

ELEITO PRESIDENTE DO COSTA DO SOL EM 2020

Até à data da sua morte, Jonas Chitsumba era presidente do Costa do Sol. Chitsumba foi eleito, a 3 de Outubro de 2020, presidente do Clube de Desportos da Costa do Sol com um total de 30 votos, ou seja 100%.

Eleito para o quadriénio 2020/2024, Jonas Chitsumba tinha como foco dar sustentabilidade ao Clube de Desportos da Costa do Sol numa perspectiva clara de encontrar novos parceiros para financiamento público a colectividade. Chitsumba procurava ainda cumprir o desafio de reduzir o défice financeiro do clube com mais títulos no futebol moçambicano.

Outra das áreas de intervenção do finado eram as infra-estruturas desportivas, tendo, num passado recente, concluído a substituição da relva sintética do campo principal de futebol bem como assegurado a cobertura do pavilhão para desportos de sala.

Durante este período em que esteve à frente do Costa do Sol, este clube assumiu o protagonismo no basquetebol, tendo sido campeão nacional e da cidade em seniores femininos, ano passado. Este ano, o Costa do Sol vai disputar a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores femininos, prova a realizar-se em Dezembro, na capital do país. Nos masculinos, o Costa do Sol conquistou dois títulos de campeão da cidade, além de ter ocupado o terceiro lugar na última edição da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal.

 

LMB DECRETA UM MINUTO DE SILÊNCIO NA LIGA SASOL

Jonas Chitsumba perde a vida numa altura em que decorre a Liga feminina de basquetebol Sasol, prova na qual o Costa do Sol está apurado para às meias-finais.

É neste sentido que os gestores da prova, a Liga Moçambicana de Basquetebol, decretaram um minuto de silêncio nos jogos de atribuição do 7º e 8º classificados e “play-off” de acesso às meias-finais, agendados para o dia 29 de Novembro.

“Temos a certeza de que a trajectória, memória e todo o legado que o engenheiro Jonas Chitsumba deixou será resguardado e eternizado pelo Clube de Desportos da Costa do Sol e por todos nós. A  direcção da LMB lamenta esta inestimável perda e expressamos a nossa solidariedade e condolências aos seus familiares e ao Clube de Desportos da Costa do Sol, neste momento de dor e luto”.

Por outro lado, a Liga Moçambicana de Basquetebol indica que, antes dos jogos do Costa do Sol, será observado um minuto de silêncio. “Em todos os três jogos do dia 29 de Novembro de 2022, deverá ser observado um minuto de silêncio antes do início de cada jogo, em memória do falecido. Nas jornadas seguintes, deverá ser observado um minuto de silêncio antes do início de cada jogo em que participe o Clube de Desportos da Costa do Sol”.

 

 FERROVIÁRIO DE MAPUTO LAMENTA MORTE DE JONAS CHITSUMBA

O Clube Ferroviário de Maputo (CFvM) não ficou indiferente à triste notícia do desaparecimento físico do Presidente do Costa do Sol, Jonas Chitsumba, vítima de acidente de viação.

Numa nota de pesar divulgada na sua rede social “Facebook”, o eclético clube lamenta a morte do dirigente desportivo e quadro sénior da empresa Electricidade de Moçambique (EDM). “Foi com profundo pesar que o Clube Ferroviário de Maputo, CFvM, tomou conhecimento do desaparecimento físico do engenheiro Jonas Chitsumba, Presidente do Clube de Desportos da Costa do Sol, vítima de acidente de viação, que ocorreu esta segunda-feira, 28 de Novembro, no distrito da Massinga, província de Inhambane”, lamenta o Clube Ferroviário de Maputo.

O Ferroviário de Maputo conforta ainda a família enlutada e a massa associativa do Clube de Desportos da Costa do Sol. “Neste momento de tristeza e consternação, o Clube Ferroviário de Maputo endereça as mais sentidas condolências aos sócios e adeptos do Clube de Desportos da Costa do Sol e, em particular, à família do malogrado”.

Jonas Chitsumba foi praticante de basquetebol e futebol, tendo ainda sido gestor no clube Sporting de Nampula.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos