Morreu, na noite de ontem, o antigo ministro da Administração Estatal, Alfredo Gamito. Em vida, exerceu várias funções no sector público e privado, com destaque para deputado na Assembleia da República, governador de Nampula e Vice-ministro da Agricultura.
Calou-se a voz de um dos homens que emprestou o seu conhecimento e dedicou grande parte da sua vida ao Estado moçambicano. Chama-se Alfredo Gamito, ministro da Administração Estatal, de 1995 a 2000, vice-ministro da Agricultura e deputado, entre os anos 2005 e 2015.
Nascido em Chimoio, no ano de 1942, Gamito perdeu a vida em Maputo, na noite deste domingo, vítima de doença que o afectava há um ano. Formado em Administração Pública e Território no Brasil, exerceu também funções na banca e de governador por duas vezes.
Em vida, trabalhou ainda como director geral do cajú, nomeado por Samora Machel, foi responsável por Recursos Humanos no Porto de Nacala e fez parte de todas as comissões de diálogo e paz desde o primeiro acordo de paz até o último assinado por Afonso Dhlakama.

