Já existe uma calendarização para a época futebolística 2023/2024, que iniciou em Dezembro do ano passado e vai até Dezembro deste ano. Em termos práticos o Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola 2024, inicia a 20 de Abril e vai até 10 de Novembro, numa maratona de 22 jornadas. A supertaça nacional terá lugar entre os dias 13 e 14 de Abril deste ano
A época futebolística 2023/2024 já decorre e as datas das principais provas já foram definidas. A maior prova futebolística do país inicia em Abril e termina em Novembro.
Em termos de datas, a Federação Moçambicana de Futebol definiu o dia 20 de Abril para o arranca do Moçambola que deve ter 22 jornadas, segundo a calendarização da FMF, ainda que sem o aval da Liga Moçambicana de Futebol, que vai a eleições a 31 de Janeiro corrente, e a última jornada agendada para decorrer no dia 10 de Novembro.
Ou seja, nessa data é suposto ser conhecido o campeão nacional que pode ser o Ferroviário da Beira a revalidar o título, ou outra equipa que vai substituir os “locomotivas” de Chiveve.
Ao longo deste período da disputa do Moçambola haverão jogos das fases provinciais e regionais da Taça de Moçambique, cuja a final está prevista para os dias 23 e 24 de Novembro, sem nenhuma indicação da possível disputa da final four (meias-finais e final) na mesma cidade, tal como aconteceu em 2022 e 2023.
Com a época futebolística prevista para terminar a 15 de Dezembro deste ano, a Federação Moçambicana de Futebol prevê que em Novembro terminem os campeonatos provinciais da segunda divisão, nomeadamente até 3 de Novembro, devendo as finalíssimas das três regiões disputarem-se entre os dias 10 e 17 de Novembro, a primeira e segunda mãos, respectivamente.
Nessa altura serão conhecidos os vencedores das três regiões, que vão ascender ao Moçambola 2025, em substituição das três equipas que serão despromovidos na presente época.
Dezembro, no início, estão agendados os campeonatos nacionais das camadas de formação, nomeadamente juniores e juvenis, em masculinos, e séniores femininos, ainda sem local da sua realização.
ÉPOCA INICIA COM OS “PROVINCIAIS” E A SUPERTAÇA
Entretanto, a época futebolística vai iniciar com provas provinciais, que arrancam já em Fevereiro, que serão disputadas pelos clubes e equipas filiadas a cada uma das 11 associações provinciais, que disputam o Moçambola, a segunda divisão e o campeonato provincial.
Em Abril, uma semana antes do arranque do Moçambola 2024 será disputada a Supertaça Mário Esteves Coluna, uma partida a uma mão, num campo neutro, e disputada pelo campeão nacional da época passada, o Ferroviário da Beira, e o vencedor da Taça de Moçambique, a Associação Black Bulls.
Esse jogo da Supertaça Nacional será disputada entre os dias 13 e 14 de Abril, sábado e domingo. A FMF ainda não definiu em qual dessas datas vai marcar este jogo, nem o local que vai acolher a partida.
O vencedor vai substituir a União Desportiva de Songo, que no ano passado venceu o Ferroviário de Maputo pod duas bolas a uma, no campo Municipal da Maxixe, a 11 de Março, à margem da inauguração do referido recinto desportivo.
Para já, sabe-se que as provas internas serão interrompidas para dar lugar aos jogos da selecção nacional, os Mambas, como por exemplo em Março, com a disputa de jogos de controlo inseridos na data-FIFA.
Já com o Moçambola em andamento haverão mais cinco interrupções, nomeadamente em Junho para os jogos da terceira e quarta jornadas de qualificação ao Mundial 2026, em Julho para o torneio regional do Cosafa, em Setembro, Outubro e Novembro, para os jogos da fase de grupos de qualificação ao CAN-2025.
ÁRBITROS VÃO A TESTES EM MARÇO E ABRIL PRÓXIMOS
Os árbitros moçambicanos vão ser submetidos aos testes físicos, tendo em vista a preparação da época 2024. Segundo uma nota do Comissão Nacional dos Árbitros de Futebol, CNAF, o primeiro teste será efectuado nos meses de Março e Abril.
Os árbitros deverão ser novamente submetidos ao teste no fim da primeira volta do Moçambola, em Julho.
O terceiro teste será em Setembro, desta feita para a inscrição dos juízes para a FIFA 2025. Os referidos testes serão coordenados, ainda de acordo com mesma nota, pelos instrutores físicos da Federação Moçambicana de Futebol.