Os Estados Unidos da América regressaram ao top 10 dos maiores parceiros comerciais de Moçambique. Em 2018, o volume das trocas comerciais entre Maputo e Washington atingiu cerca de 309.5 milhões de dólares.
O volume global das trocas comerciais entre Moçambique e o resto do mundo situou-se nos cerca de 12 mil milhões de dólares no ano passado, mais 14,2% que em 2017, segundo estatísticas de comércio externo de bens, compilados pelo Instituto Nacional de Estatística.
O país vendeu no exterior bens no valor de cinco mil milhões de dólares em 2018, valor abaixo das compras que se situaram nos USD 6.9 mil milhões, representando um défice da balança comercial na ordem de USD 1.9 mil milhões.
A grande novidade no grupo dos maiores parceiros comerciais de Moçambique no passado, é o regresso dos Estados Unidos da América ao top 10.
As trocas comerciais entre Maputo e Washington foram no valor de cerca de 309.5 milhões de dólares, com o saldo a mostrar-se favorável para os norte-americanos, que venderam bens e produtos no montante de USD 217.8 milhões, contra 91.7 milhões em compras.
Dos 130 países que receberam bens provenientes de Moçambique, destacam-se a Índia, África do Sul, Reino dos Países Baixos, China e Singapura, que fecham o top 5.
Os principais bens exportados foram combustíveis minerais e metais comuns, que totalizaram 72,9% dos bens vendidos no exterior. Já as importações foram dominadas por máquinas, aparelhos e produtos agrícolas.