O volume de produção pesqueira no país deverá atingir 422 mil toneladas em 2019, com o sector da pesca artesanal a ser o maior contribuinte. Concretamente, os níveis de capturas de pescado previstos para o próximo ano, representam um crescimento em cerca de 6 por cento, comparativamente a 2018, segundo previsões da proposta do PES de 2019.
Na Pesca artesanal destaca-se a contribuição do peixe marinho com uma produção de cerca de 236 mil toneladas que representa um crescimento de 10%, como resultado das acções de motorização de embarcações.
Na pesca comercial, a controversa frota de capturas de atum deverá registar um incremento de 10% no próximo ano, com uma produção de mil toneladas.
O Plano de exportações de pescado, para o exercício económico de 2019, é de cerca de 15 mil toneladas, correspondendo a um crescimento de 2% quando comparado com a previsão de 2018.
Estas projecções constam da proposta do Plano Económico e Social do próximo ano, submetido à Assembleia da República para sua aprovação.