O País – A verdade como notícia

Moçambique vai beneficiar de 500 milhões de dólares para Compacto II

Foto: O País Económico

O país vai beneficiar de 500 milhões de dólares norte-americanos para investir em diversas áreas, no âmbito do Compacto II. O financiamento foi aprovado esta quarta-feira e será desembolsado pelo Millennium Challenge Corporation.

Segundo explica um comunicado enviado ao “O País”, o valor será destinado à província da Zambézia, para três áreas, nomeadamente: conectividade e transporte rural; mudanças climáticas e desenvolvimento costeiro e promoção de investimento na agricultura comercial.

A nota indica ainda que durante a aprovação do financiamento para o compacto dois, a presidente do grupo, Alice Albrigh, disse que o valor apesar de ser destinado a Província da Zambézia, a sua implementação trará benefícios a todo o país.

“Teremos, em Moçambique, o mais avançado e inovador Compacto que a MCC alguma vez financiou em todo o mundo, em termos de adopção de uma abordagem inteligente ao clima, cujo cerne será a combinação de uma infra-estrutura de transporte resiliente, oportunidades no contexto da economia verde e azul e reformas institucionais, legais e de políticas públicas que possam garantir um crescimento económico mais efectivo e de longo prazo”, lê-se no documento.

O Acordo de Financiamento do Compacto II entre os governos de Moçambique e dos EUA será assinado em Setembro, próximo.

Esta é a segunda vez que o país se beneficia do compacto, o primeiro foi entre 2008 a 2013 na ordem de 506 milhões de dólares para as áreas de água e saneamento, segurança sobre a terra, transporte e agricultura, e foram implementados nas províncias de Nampula, Niassa, e Zambézia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos