O País – A verdade como notícia

Moçambique termina em 3.º lugar no “Africano” de Natação da Zona VI

Foto: O País

34 medalhas das quais 10 de ouro, 17 de prata e 7 de bronze. Este é o saldo da participação da selecção nacional de natação na 19ª edição do Campeonato Africano da Zona VI, prova realizada de 3 a 7 de Maio, em Luanda, Angola.

No quadro geral de medalhas, Moçambique fechou a sua participação na 4.ª posição, sendo que na classificação por equipas ficou em 3.º lugar com 1652 pontos dos quais 903 em masculinos e 749 em femininos.

Na Piscina de Alvalade, estiveram em destaque na prova os nadadores Matthew Laurence, Caio Lobo, Kyle Masihh e Kaio Fafitine (Clube Barracudas de Maputo), Diego Boca, Mason Cohen, Cleyton Munguambe e Abdul dos Santos (Clube Tubarões de Maputo) que açambarcaram medalhas de ouro e prata.

Já no escalão de femininos, evidenciaram-se as nadadoras Marta Mpfumo (Tubarões) e Ângela Chicumbe (Barracudas).

A Namíbia foi a grande vencedora da prova com 94 medalhas, sendo 38 de ouro, 29 de prata e 27 de bronze, seguida da anfitriã Angola com 59 das quais 22 de ouro, 19 de prata e 18 de bronze.

A fechar os lugares de pódio, a África do Sul contabilizou 39 medalhas, das quais 11 de ouro, 15 de prata e 13 de bronze.

Na 5.ª posição, tivemos a Zâmbia com 28 medalhas (10 de ouro e igual número de prata ainda 8 de bronze), enquanto eSwatine contabilizou 11 medalhas, das quais 6 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.

A 19.ª edição do Campeonato Africano da Zona IV, encerrado ontem com a disputa da prova em águas abertas na Ilha do Mussulo, em Luanda, contou com a participação de nadadores de 12 países, nas distâncias de três e cinco quilómetros. Angola, África do Sul, Namíbia, Moçambique, Zâmbia, Botswana, eSwatini, Mauritânia, Uganda, Lesotho, Seychelles e Tanzânia foram os países que competiram no evento.

Lembre-se que, ano passado, na Zâmbia, a selecção nacional ficou em 2.º lugar com um total de 60 medalhas, das quais 24 de ouro, 20 de prata e 16 de bronze.

Feitas as contas, Moçambique contabilizou 1987,50 pontos, tendo sido superado apenas pelo vencedor Zimbabwe com 2735. Em terceiro e quarto lugares ficaram a anfitriã Zâmbia e a vizinha África do Sul, respectivamente.

 

SANDRA MAGOLIÇO ARIZONA STATE UNIVERSITY, MADINA CAMARA NO SIU-EDWARDSVILLE

A extremo poste Sandra Magoliço assinou com o Arizona State University, depois de duas temporadas ao serviço do New Mexico Junior College. A equipa de basquetebol feminino representa o Arizona State University na Conferência Pac-12 na Divisão I da National Collegiate Athletic Association. O conjunto, que leva a alcunha de “Sun Devils”, joga na Desert Financial Arena em Tempe, Arizona, perto do campus.

Por sua vez, a extremo Madina Camara vai representar o SIU-Edwardsville, depois de nos últimos dois anos ter evoluído no New Mexico Junior College.

As duas atletas, a par das compatriotas Filipa Calisto e Delma Zita, sagraram-se em Março último campeãs da Região Cinco da National Junior College Athletic Association, nos EUA. O New México College venceu, para o efeito, o South Plains na final por 56-37.

No decisivo jogo, Delma Zita, Madina Camara e Sandra Magoliço fizeram parte da primeira escolha, ou seja, o “cinco” inicial que levou a melhor sobre o South Plains College da compatriota Célia Sumbana.

Filipa Calisto, “made in Ferroviário da Beira”, contabilizou 15:00 minutos no jogo, tendo saído com dois pontos e igual número de ressaltos. Sandra Magoliço concretizou seis pontos e capturou cinco ressaltos em 32:00 minutos na quadra. Concretizou três em oito lançamentos de campo, além de dois roubos de bola.

Delma Zita, base principal, registou cinco pontos e igual número de assistências, três roubos de bola e o mesmo número de ressaltos durante os 38:00 em que esteve em quadra.

A extremo Madina Camara terminou o jogo com quatro pontos, seis assistências e quatro roubos de bola em 35:00 minutos na quadra. A jogadora formada no Desportivo e, depois, transferida para o Ferroviário de Maputo concretizou dois em quatro lançamentos de campo.

Delma Zita, recorde-se, chegou a ser indicada em Fevereiro como a melhor jogadora da semana, ao liderar o New Mexico Junior College com 25 pontos, cinco ressaltos e seis roubos de bola na vitória em Midland. A internacional basquetebolista moçambicana concretizou 10 em 20 lançamentos de campo, três em sete tiros exteriores e dois em dois na linha de lances livres.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos