O País – A verdade como notícia

Moçambique quer estreitar cooperação na defesa e segurança com Gana

Moçambique pretende reforçar a cooperação com o Gana nas áreas de defesa e segurança, agricultura, política e diplomacia. A informação é do Presidente da República, Filipe Nyusi, que ofereceu ontem um banquete ao seu homólogo do Gana.

Filipe Nyusi ofereceu um banquete de Estado ao seu homólogo do Gana, Nana Akufo Addo. No início do jantar, o Chefe de Estado moçambicano manifestou interesse em colaborar com o Gana no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.

O Presidente da República quer também reforçar a cooperação com o Gana nas áreas de política e diplomacia, administração pública e agricultura.

O visitante, Nana Akufo Addo, também se fez ao pódio, onde destacou as históricas relações entre Moçambique e Gana, apelando à criatividade para o desenvolvimento de África.   

“Gana e Moçambique são dois importantes países da União Africana, com um fluxo populacional estimado em 1,5 biliões da comunidade africana. E nós, os líderes, temos de demonstrar uma forte estratégia para fazer da economia e a política um sucesso na União Africana e fazer projecto de integração útil . A população africana é estimada em 2,5 biliões e 27 mil. Temos oportunidades para ter uma zona de comércio livre da qual Gana faz parte, que vai alavancar o comércio e prosperar o nosso continente com trabalho árduo e criatividade nas empresas”, disse Addo.

Nana Akufo Addo é o primeiro presidente do Gana que faz uma visita de Estado a Moçambique.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos