Moçambique participou, segunda-feira, em Acra, no Gana, na etapa final dos “workshops regionais” de licenciamento de clubes da CAF, evento aberto pelo presidente da Federação Ganense de Futebol, Kurt Okraku, e pelo chefe do departamento profissional da CAF, Muhammad Sidat.
O país esteve representado, no evento, pelo presidente do Órgão de Primeira Instância (OPI), Gil Chuquela, presidente do Órgão de Apelo (OA), Victor Miguel, gestor de licenciamento e Hotélio Marrengula.
O encontro, que reuniu 15 países, revelou-se de capital importância, na medida em que o licenciamento de clubes é um elemento-chave da agenda de desenvolvimento do órgão dirigente do futebol do continente.
Após um início muito bem-sucedido da série de “workshops” em Abril, na Mauritânia, seguida pela Argélia e Etiópia, o Gana acolhe a etapa final da série de “workshops” de quatro países liderada pelo Departamento de Futebol Profissional da CAF.
O presidente da Federação Ganense de Futebol, Kurt Okraku, disse, na abertura do evento, que o programa de formação é uma parte fundamental da agenda de desenvolvimento da CAF.
“Considero o Gana um país abençoado por ter esta oportunidade de receber todos vocês, em nome da Confederação Africana de Futebol. Sei que o presidente da CAF, Dr. Patrice Motsepe, está a observar de perto, porque o licenciamento de clubes é uma parte fundamental de muitos elementos essenciais para o desenvolvimento do futebol. Ele – o presidente da CAF – disse, em muitas plataformas, que África deve desenvolver o futebol e a CAF deve entregar a modalidade da melhor maneira possível”, notou Okraku.
O dirigente expressou, ainda, o seu optimismo sobre o futuro da “plataforma online de licenciamento de clubes”, instrumento que deverá entrar em funcionamento na época 2024/2025.
O “workshop” tem como objectivo equipar todas as 54 associações membro da CAF com as ferramentas e conhecimentos essenciais para melhor interpretar os regulamentos de licenciamento de clubes.
“O ‘workshop’ no Gana é o culminar de uma série de eventos regionais sobre licenciamento de clubes que a CAF realizou nas últimas semanas, abrangendo as 54 associações membros. Estamos entusiasmados por concluir o nosso curso Acra, num encontro do qual participam os restantes países anglófonos e lusófonos. Obrigado à Associação de Futebol do Gana por acolher este importante evento da CAF”, disse o moçambicano Muhammad Sidat, chefe de futebol profissional da CAF.
De resto, os objectivos gerais deste evento são capacitar usuários para a “plataforma online de licenciamento de clubes (CLOP), apresentar o marco regulatório do licenciamento de clubes da CAF (edição 2022) para homens e mulheres, bem como discutir os critérios obrigatórios para competições nacionais e continentais.
As 15 associações membros que participam no “workshop” incluem Gana, Egipto, Nigéria, Libéria, Gâmbia, Serra Leoa, Quénia, África do Sul, Eswatini, Botswana, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.