O País – A verdade como notícia

Moçambique exportou mais do dobro de produtos agrícolas em 2019

O Instituto Nacional de Estatística (INE) indica que Moçambique exportou mais do dobro de produtos agrícolas no ano passado, ao atingir cerca de 427.6 milhões de dólares norte-americanos.

O volume das exportações moçambicanas foi no valor total de 4.668.9 milhões de dólares em 2019, equivalentes a uma queda de 6.9% face aos cerca de cinco biliões de dólares registados em 2018.

Em termos de vendas por produto, as exportações agrícolas situaram-se nos 427.6 milhões de dólares, mais do dobro que em 2018 (cerca de 203.4 milhões de dólares norte-americanos), indica o Instituto Nacional de Estatística.

Entretanto, os recursos minerais são cada vez mais representativos. O carvão mineral fechou o ano de 2019 com um peso de 1.9 mil milhões de dólares, correspondentes a 41.8% do total das exportações moçambicanas.

Em segunda posição, de acordo ainda com a síntese do INE, figura o grupo de metais comuns, onde está inserido o alumínio, com 1.1 mil milhão de dólares, correspondente a 24.5%.

Dentro do mercado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a vizinha África do Sul figura como o maior parceiro comercial de Moçambique, ao absorver aproximadamente 90% dos 2.3 biliões de dólares de bens vendidos a chamada “Pérola do Índico”.

Dos 14 países da região, mais de metade registaram variação positiva, com destaque para Seychelles, Lesotho, Botswana e Zimbabwe, todos com mais do dobro do ano anterior. Sublinha-se, a República Democrática de Congo que voltou a vender produtos a Moçambique em 2019, depois de não registar trocas comerciais nos três anos anteriores.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos