O País – A verdade como notícia

Dezenas de casas abandonadas há três anos devido a inundações na Matola

Pelo menos 50 casas estão alagadas há três anos na Matola e os proprietários tiveram de as abandonar. A situação preocupa os outros residentes do bairro Matlemele.

Maurício Marrime abandonou a sua residência há três anos, no quarteirão 1, no bairro de Matlemele, na Matola, e hoje vive com os seus filhos numa casa emprestada. Tudo se deveu à água da chuva que caiu nos últimos anos, ao ponto de bloquear ruas e inundar quintais.

“Saí desta casa, mas antes tinha outra, que também abandonei por causa da chuva. A minha vida, junto com a minha família, tem sido muito difícil e complicada. São duas casas que eu abandonei devido à chuva. Não há ajuda nenhuma. Já fui ao círculo, já vieram muitos aqui, mas não aconteceu nada.”

A rua principal sumiu e deu lugar à vegetação, que cobriu os quintais das mais de 50 casas inundadas. A solução, para Félix Pechana, é o reassentamento das famílias afectadas, bem como das que estão em risco.

“O melhor seria o reassentamento. Como vê, as casas, todas, já estão abandonadas e ninguém está aqui. Então, as autoridades devem levar isto a sério, porque o problema é sério e grave.”

Com água estagnada há três anos, há muito capim nos quintais, o que gera receio de eclosão de doenças.
“Há mosquitos por todo o lado. Estamos na época chuvosa e isto vai agudizar-se. Mais do que isso, vejam a mata aqui. Os criminosos podem matar alguém e vir atirar o cadáver aqui. Os postes de iluminação estão aqui e transportam corrente eléctrica, e tudo isto é um perigo para as pessoas aqui, em Matlemele.”

A escola primária local está alagada, o que levanta dúvidas se vai ou não acolher alunos no presente ano lectivo.
Esmeralda, uma das alunas da referida escola, diz não ter certeza se vai ou não estudar.

A mãe da Esmeralda, que também abandonou a sua casa, questiona como serão as aulas no presente ano lectivo.
Contactado pelo “O País”, o Município da Matola reconheceu o problema e disse que há um trabalho em curso, a fim de trazer uma solução.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos