O Ministro da Saúde garante que Moçambique está preparado para diagnosticar a Varíola dos macacos. Dos casos suspeitos testados, nenhum deu positivo para a doença. Armindo Tiago falava, hoje, à margem das celebrações do Dia da Independência Nacional.
Depois de, na última quinta-feira, a vizinha África do Sul ter confirmado o primeiro caso da Varíola dos macacos, o ministro da Saúde garantiu, este sábado, que Moçambique está preparado para controlar a doença.
“O País está preparado para diagnosticar a Varíola dos macacos. A forma de suspeita da doença é de conhecimento dos profissionais de saúde. Nós já tivemos casos suspeitos, fizemos a testagem, mas não foi confirmado nenhum caso no país”, disse o ministro da Saúde.
Armindo Tiago diz que o país está atento às ocorrências e pede calma.
“A Varíola dos macacos é uma doença endémica, o que significa que ela existe, de forma permanente, em alguns países da África central e oriental, mas quando sai desses países, torna-se uma doença de surto. Assim, o seu nível de transmissão é relativamente muito mais baixo. Portanto, apesar da preocupação que hoje ocorre, a varíola dos macacos é uma preocupação que vai ser controlada como qualquer outra pandemia”, concluiu.
No mundo, há mais de mil casos de Varíola dos macacos e, mais recentemente, a África do Sul detectou o primeiro caso num paciente sem histórico de viagens.