A selecção nacional de futebol, Mambas, recebe, hoje, às 15h00, no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), a sua similar de Eswatini, em jogo de encerramento do torneio “Triangular” envolvendo ainda o Lesotho.
É um jogo que vai decidir o vencedor desta competição, até porque os Mambas golearam na estreia o Lesotho por 5-0, numa partida dominada pelo conjunto orientado por Horácio Gonçalves.
Eswatini arrancou, este sábado, uma vitória à tangente (1-0) diante do Lesotho e, hoje, vai procurar vencer para conquistar esta competição.
A jogar com a selecção olímpica, Horácio Gonçalves procura, nesta prova, conferir alguma rodagem aos atletas dos Mambas tendo em vista o Torneio da Cosafa, competição agendada para Julho próximo na África do Sul.
Aliás, o técnico pretende, igualmente, testar novas opções na selecção nacional no quadro de renovação gradual da mesma.
O seleccionador nacional de futebol não deverá fazer muitas alterações em relação ao onze que bateu, com categoria, o Lesotho na estreia do “triangular”.
Estes atletas deverão estar na base de dados de identificação de opções para o futuro, a começar pelas eliminatórias para o Campeonato do Mundo de Qatar, em Setembro.
Lembre-se que os Mambas estão inseridos no grupo “D”, juntamente com as suas similares da Costa do Marfim, Camarões e Malawi.
Os Mambas iniciam a sua caminhada no grupo D a 1 de Setembro diante da Costa do Marfim, no Estádio Nacional do Zimpeto. Os Camarões, por sua vez, recebem o Malawi.
Depois, na segunda jornada, a selecção nacional de futebol desloca-se a 5 de Setembro ao Malawi, fechando a primeira volta desta fase de qualificação em casa a 6 de Outubro no reduto dos Camarões.
A 11 de Novembro, os Mambas jogam no terreno da Costa do Marfim. Três dias depois, ou seja, 14 de Novembro, o combinado nacional mede forças com o Malawi.
O primeiro classificado de cada um dos dez grupos da primeira etapa de apuramento qualifica-se para o “play-off” a ser jogado em duas mãos.
Os cinco vencedores do “play-off irão representar o continente africano no Mundial Qatar 2022.
FMF coopera com congenére portuguesa
É o reforço de uma parceria que se espera que venha contribuir para o desenvolvimento do futebol moçambicano.
No quadro da visita que o Secretário de Estado de Desporto, Gilberto Mendes, e o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, efectuam a Portugal, há uma série de contactos com a Federação Portuguesa de Futebol para o reforço de cooperação entre as duas agremiações em vários domínios.
É neste sentido que, semana passada, as federações moçambicana de futebol e portuguesa reuniram, em Lisboa, para reforçarem a sua actuação ao nível da formação e domínio técnico.
A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) pretende que a sua congénere portuguesa (FPF) seja um parceiro no domínio da organização, planeamento e resultados desportivos.
Este encontro contou com a participação de Feizal Sidat, presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Sidónio Chavisse, Inspector-Geral do Desporto da Secretaria de Estado do Desporto de Moçambique, Amélia Chavana, Directora do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), José Couceiro e Pedro Dias, ambos directores da FPF, e André Seabra, Director da Portugal Football School, estes três últimos em Federação Portuguesa de Futebol.