Moçambique é campeão mundial de Tang Soo Do. A proeza foi feita nas provas que decorreram no Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América entre 12 e 13 de Julho corrente.
Moçambique consagrou-se o Grande Campeão do Mundo na divisão Cinturões Negros Seniores atravês de Edson Roberto de Noronha e na divisão de Cinturões a Cores Veteranos por Titos Munhequete, ambos na escola Temporario’s Tang Soo Do.
Na sua prestação colectiva, a selecção participou na Categoria de Demonstração e Criatividade obtendo o 4° lugar, enquanto que na Cerimónia de Promoção de Mestres, o Mestre Cláudio Temporário, actual Presidente da Associação Moçambicana de Tang Soo Do, foi promovido ao nível de Mestre Sénior do 5° Dan.
Ao todo foram 37 medalhas conquistadas por Moçambique no Mundial dos Estados Unidos da América, nomeadamente 14 de ouro, 14 de prata e 9 de Bronze.
Para além de Edson Roberto de Noronha que teve três medalhas de ouro na divisão de Cinturões Negros Seniores, outros atletas moçambicanas que conquistaram o ouro foram Marcos Perreira e Fábio Afonso, que arrecadaram duas medalhas.
Com o prata ficaram Martin Pereira (duas), Yangalane Walle, Lério Cunha, Fábio Afonso e Kleider Lemos (uma medalha cada), enquanto com a medalha de broze ficaram Michael Lee e Lério Cunha (duas cada), Yangalane Walle, Martin Pereira e Kleider Lemos (uma medalha cada).
Na divisão dos Cinturões a Cores Veteranos onde Titos Munhequete foi o grande vencedor ao arrecadar três medalhas de ouro, Naira Lemos conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata, Dishita Patel venceu uma medalha de ouro, outra de prata e mais uma de bronze, Joaquim Tamela teve uma de ouro e outra de prata, Alfredo Matavele teve duas de prata, mesmo número que Shubh Patel obteve, adicionando a mais uma de bronze.
No Quadro de Honra foi distinguido como Instrutor do Ano da World Tang Soo Do Association, o instrutor Michael Lee, da escola Mumemo Dojang em Marracuene.
A maior parte da delegação moçambicana que esteve neste Campeonato do Mundo de Tang Soo Do nos Estados Unidos da América desembarca no país na quinta-feira, pelas 10h.