O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu este sábado, em Maputo, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia, Maxim Ryzhenkov, que lhe entregou uma carta oficial do Presidente bielorrusso com propostas para o aprofundamento da cooperação bilateral entre os dois países.
Durante o encontro, as duas partes reafirmaram o compromisso de fortalecer a parceria em áreas consideradas estratégicas, com destaque para a mecanização agrícola, combate ao terrorismo, desenvolvimento industrial, mineração, produção de fertilizantes e utilização das infra-estruturas portuárias moçambicanas.
No final da audiência, Maxim Ryzhenkov afirmou que as conversações permitiram identificar sectores prioritários para impulsionar as relações entre Maputo e Minsk, sublinhando a convergência entre as prioridades de desenvolvimento de Moçambique e a experiência da Bielorrússia em diversos domínios.
Segundo o chefe da diplomacia bielorrussa, a segurança alimentar, através da mecanização agrícola, constitui uma das principais áreas de cooperação, a par do combate ao terrorismo e do fortalecimento da capacidade industrial de Moçambique, com vista à consolidação da sua soberania económica.
A Bielorrússia manifestou igualmente interesse em cooperar na utilização dos portos e da infra-estrutura logística moçambicana para facilitar o escoamento de mercadorias para os mercados da região. O sector mineiro e a produção de fertilizantes, recorrendo ao potencial do gás natural de Moçambique, foram igualmente apontados como áreas de interesse comum.
Os dois Governos acordaram aprofundar estas matérias ao nível técnico e concluir os instrumentos jurídicos necessários para viabilizar a implementação dos futuros projectos de cooperação.