Uma delegação composta por 14 karatecas participou, na vizinha África do Sul, na 19ª edição do Conselho Desportivo da União Africana para os Países da Região 5, na modalidade de Karaté, que terminou no passado fim-de-semana.
Ao todo, a delegação regressou ao país com nove medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e cinco de bronze, tendo terminado na quarta posição da classificação geral.
Alyn Jamu, na categoria de -68kg, inserido nos karatecas entre 18 e 20 anos, logrou a proeza de conquistar a única medalha de ouro para o país, na classe Kumite em femininos.
Na mesma classe Kumite, mas para atletas entre 14 e 15 anos, na categoria dos -70kg em masculinos, Kevon Chavane logrou conquistar a medalha de prata, mesma proeza conseguida por Shelton Bila, mas na categoria -U67kg, entre 18 e 20 anos. Em femininos, foi Vanessa Macie que, na mesma classe, mas na categoria -U42kg para atletas entre 12 e 13 anos, conquistou a prata para Moçambique.
Das cinco medalhas de bronze conseguidas pela delegação de Moçambique, quatro delas foram alcançadas em femininos e uma em masculinos. Eskinder Mabote foi o atleta que conquistou bronze na classe Kata para atletas entre 18 e 20 anos.
Em femininos, Gina Rosa (18-20 anos), Alyn Jamu (mais de 18 anos), Maia Gaunt (10-11 anos) e Sheide Manave (14-15 anos), todas na classe Kumite, também conquistaram a medalha de bronze para o país.
Da delegação que esteve na África do Sul, concretamente em Durban, onde decorreu a competição de Karaté, apenas Paulo Leandro (sétimo na classe Kumite para atletas entre 14 e 15 anos), Jéssica Dinis (quinto na classe Kata para atletas entre 12 e 13 anos), Neidy Chichava e Rosa Regina (ambos terminaram em quinto para atletas acima dos 18 anos, em categorias diferentes) e Bruno Matula (sétimo na classe Kumite para atletas acima dos 18 anos) não conseguiram medalhas nos seus combates, deixando ficar galhardia e esperança para as próximas provas.
A delegação moçambicana faz um balanço positivo desta participação, olhando para o leque de adversários que enfrentaram em Durban, tendo deixado a promessa de melhores posições nas próximas competições.
Na classificação final, África do Sul foi a grande vencedora, com 194 medalhas, das quais 63 de ouro, 49 de prata e 82 de bronze, sendo seguida pelo Botswana, na segunda posição, com um total de 46 medalhas, das quais 12 de ouro, 18 de prata e 16 de bronze.
Namíbia fechou o pódio com 32 medalhas no total, sendo duas de ouro, oito de prata e 22 de bronze.
Angola, na quinta posição, e Zimbabwe, na sexta, foram outras selecções que estiveram presentes nesta 19ª edição dos Jogos da AUSC em Karaté.