O País – A verdade como notícia

Moçambique aposta na Inteligência Artificial para Expo 2025

Moçambique vai participar na Expo 2025, evento a realizar-se em Osaka, no Japão, entre 13 de Abril e 13 de Outubro. A participação do país estará focada na inteligência artificial e robótica.

Durante seis meses, em Osaka, o país vai exibir as suas potencialidades, as quais retratam a diversidade agrária, mineral, cultural e turística. 

“Educação e Trabalho, utilizando a Inteligência Artificial e Robótica” é o lema escolhido por Moçambique, que vai procurar soluções para estimular o uso da inteligência artificial no contexto do desenvolvimento sustentável em curso no país.

“O que se pretende trazer é a eficácia e eficiência dos processos. É a simplificação dos processos, que são muito mais complexos, que podem custar mais dinheiro, esforço humano. Podem custar uma série de ônus, para a nossa perspectiva vivencial, que podem ser simplificados. Por exemplo, Nós temos uma iniciativa, um projecto de um barco robô”, avançou Larsen Vales, curador do Pavilhão. 

A participação de Moçambique no evento é vista também como uma oportunidade para estabelecer parcerias que possam trazer benefícios para a economia nacional.

“Como vantagem de participação na Expo, ia enumerar duas: a oportunidade de promover a imagem do país e suas potencialidades e mobilizar parcerias estratégicas, para catapultar o desenvolvimento sócio-económico do nosso país. Espera-se que esta Expo seja presenciada, temos fios por 28 milhões de visitantes e, a nível mundial, 200 milhões de forma virtual”, Riduan Adamo, Comissário-geral da Expo Moçambique. 

A Confederação das Associações Económicas, CTA, que vai participar da Expo 2025, no Japão,  através de várias iniciativas empresariais, pretende alargar a sua área de actuação.

“Nós, como empresários, podemos aprender onde estão a ir os outros países, podemos fazer parcerias (…) podemos também apresentar Moçambique como oportunidade de investimento estrangeiro. Ainda mais, o Japão sempre foi um investidor em Moçambique, mas através da Expo pode conhecer outras áreas de Moçambique que podem investir, sobretudo, com as necessidades que temos, nas várias áreas da sociedade”, explicou Simone Santi, empresário. 

A participação de Moçambique terá o ponto mais alto no dia 16 de Junho, data escolhida para a máxima projecção da imagem do país

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos