O País – A verdade como notícia

Moçambicanos entre as 100 figuras mais influentes da lusofonia em 2024 

Quinze moçambicanos foram nomeados como parte das 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia pela Bantumen. A lista é composta por actores, empresários, futebolistas e artistas de diferentes áreas. 

Parte das 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia são: Alcy Caluamba, Cláudio Lobo, Eduardo Quive, Geny Catamo, Lineu Candieiro, Mélio Tinga, Otis Remane, Idio Chichava, Inácio Fernandes (Picasso), Severino Ngoenha, Sumalgy Nuro, Ália Raúl Sumail, Énia Lipanga, Miss Bacar e Nilsa Carona. 

Em entrevista ao “O País”, a artista moçambicana Énia Lipanga disse que a nomeação é para si uma surpresa, mas também “é  uma validação emocionante, porque mostra que a mensagem que carrego de igualdade de género, justiça social e inclusão tem transcendido as fronteiras de Moçambique e alcançado outras partes do mundo lusófono”.

Essa distinção é uma honra imensa e também uma grande surpresa. Como artista e activista social,sempre usei minha arte como ferramenta de transformação e reflexão sobre as questões sociais, mas nunca trabalhei com o objectivo de receber reconhecimento”, disse a escritora. 

Lipanga explicou que a sua motivação é “construir diálogos, questionar as normas sociais nocivas e criar espaços onde vozes silenciadas possam emergir (…) essa distinção, para mim, é a valorização da arte como um catalisador de mudança real. Ela reafirma que a persistência é essencial, especialmente em contextos onde o impacto do nosso trabalho parece, muitas vezes, invisível. Cada poema, cada sarau, cada oficina que facilito não é apenas um momento artístico, mas uma semente de transformação social”. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos