A Direcção Nacional de Observação do Mercado do Trabalho (DNOMT) vai reunir-se na próxima quinta-feira, com várias fontes de informações relevantes para o mercado de trabalho.
A reunião tem o objectivo sensibilizar os principais intervenientes sobre a importância do fornecimento de dados e informação para a base de dados do Sistema de Informação do Mercado do Trabalho (SIMT).
O DNOMT depende de diversas fontes para satisfazer as suas necessidades de dados, daí a pertinência da padronização dos mecanismos para garantir a sustentabilidade da disponibilidade de dados.
Actualmente, em Moçambique, a escassez ou deficiente informação sistematizada recursos humanos formados ou especializados para certas áreas de actividade, Faz com que recorra-se a mão-de-obra estrangeira. Quando internamente existem soluções.
De acordo com um comunicado do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, no âmbito da melhoria do Sistema de Informação do Mercado do Trabalho (SIMT) foi contratada uma consultoria, para conceber e desenvolver uma plataforma de gestão do SIMT, que passa pela definição e desenvolvimento de indicadores que permitam acompanhar as tendências do Mercado do Trabalho.
A Direcção Nacional de Observação do Mercado de Trabalho foi criada em Fevereiro do ano em curso, para permitir que o país disponha de melhor conhecimento das potencialidades do emprego. Com vista a melhorar a capacidade do Governo e dos parceiros na previsão, concepção e implementação de uma política de emprego baseada na análise de dados fiáveis sobre o emprego, a formação e a dinâmica socioeconómica.