Iniciou, hoje, uma missão do Banco Mundial para avaliar a implementação da medida 9 referente à criação de um fundo de garantia mutuária.
De acordo com o Ministério da Economia e Finanças, a equipe do Banco Mundial, que conta com especialistas financeiros em financiamento a Pequenas e Médias Empresas, irá avaliar os termos técnicos que formarão a base para o início da negociação dos fundos que irão dar origem à criação do fundo.
Segundo um comunicado de imprensa do Ministério, a missão do Banco Mundial teve início com uma reunião com o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, e com uma equipe técnica que incluiu a direcção do tesouro, a direcção da dívida, além de representantes do PAE.
“O Fundo de Garantia Mutuária é um mecanismo através do qual o Governo procura dar resposta a um dos principais obstáculos para o desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas moçambicanas, que é o acesso limitado ao dinheiro devido ao elevado custo do capital no país”, refere a nota.
Refere ainda a nota que o Fundo permitirá à banca nacional disponibilizar recursos financeiros para fortalecer a capacidade de investimento a taxas de juro mais acessíveis para micro, pequenas e médias empresas que actuam nos sectores da agricultura, piscicultura, turismo e habitação.