O País – A verdade como notícia

MISAU realiza Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Rubéola

O Ministério da Saúde em coordenação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e com apoio de parceiros inicia, esta segunda-feira, Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Rubéola.

A Campanha irá abranger mais de 12 milhões de crianças e adolescentes, dos 6 meses a 14 anos de idade.

A campanha vai decorrer em duas fases, a primeira de 09 a 15 de Abril, a abranger as províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula e Zambézia, e a segunda de 21 a 27 de Maio de 2018, nas províncias de Tete, Sofala, Manica, Inhambane, Gaza, Maputo e Maputo Cidade.

O Sarampo e a Rubéola são doenças virais altamente contagiosas que podem causar complicações graves, incluindo a morte.

O Sarampo causa febre, erupção da pele, tosse, corrimento nas narinas e vermelhão nos olhos. As complicações podem incluir infecção nos ouvidos, diarreia, pneumonia, danos no cérebro e morte.

Já a Rubéola causa uma doença relativamente leve em crianças, mas em adolescentes e adultos pode causar artrite e encefalite. Em mulheres grávidas, pode prejudicar gravemente o feto, causar aborto espontâneo, ou a criança pode nascer com defeitos evitáveis.

Um comunicado do MISAU refere que a realização da Campanha Nacional contra Sarampo e Rubéola será igualmente uma oportunidade para reforçar a administração da Vitamina A, desparasitação nas crianças menores de 05 anos, bem como a suplementação com o Sal Ferroso em adolescentes dos 12 aos 14 anos de idade.

A Campanha irá decorrer em Postos Fixos (unidades sanitárias), escolas, creches e nas comunidades através das brigadas móveis, com vista a atingir o maior número possível do grupo alvo.

O Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e parceiros de implementação, apelam aos pais, cuidadores e a todos intervenientes sociais a engajarem-se e apoiarem na mobilização da comunidade, de modo a que todas as crianças e adolescentes dos 0 aos 14 anos possam beneficiar-se desta campanha.

Em termos de custos operacionais, a Campanha está orçada em 7.879.866 de dólares americanos.

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos