O País – A verdade como notícia

MISAU lança inquérito sobre malária na região Sul

Foto: O País

Pelo menos 400 pessoas morreram nos primeiros dez meses deste ano, vítimas da malária, no país. O Ministério da Saúde prevê que os casos aumentem nos próximos anos, devido aos impactos das mudanças climáticas. Os dados foram revelados hoje, durante o lançamento do inquérito sobre a doença na região Sul do país.

A malária é uma doença cujo número de óbitos a coloca na lista das três que mais matam no país. Só nos primeiros dez meses deste ano, mais de nove milhões de pessoas foram infectadas pela Malária, segundo revelou Baltazar Candrinho, Director Nacional do Programa de Combate à Malária.

Para o Ministério da Saúde, o número de novas infecções e mortes por Malária revelam que há ainda muito por se fazer, disse Ilesh Jani, Vice-Ministro da Saúde.

As alterações climáticas tornam o país mais vulnerável à doença. Porque a ideia é eliminar a Malária, esta quinta-feira, o Ministério da Saúde lançou, no distrito de Marracuene, na Província de Maputo, um inquérito sobre a prevalência da doença na região Sul do país.

O inquérito está orçado em cerca de 150 milhões de meticais e poderá abranger 12 mil agregados familiares, da Cidade e Província de Maputo, Gaza e Inhambane, até finais de Dezembro.

Os resultados serão conhecidos no mês de Março do próximo ano.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos