O País – A verdade como notícia

MISAU discute com parceiros estratégias de financiamento para 2023

Foto: O País   

O encontro decorre numa altura em que se prevê que a despesa do sector público para o próximo ano gire em torno dos 400 mil milhões de Meticais. O ministro da Saúde, Armindo Tiago, diz que a reunião deve resultar na identificação de lacunas e propostas de soluções.

O ano de 2022 foi, para o sector da saúde, marcado pelos impactos causados pela pandemia da COVID-19, dos desastres naturais que afectaram o centro do país, e do terrorismo que leva à destruição de infras-estruturas hospitalares.

Há cerca de um mês e alguns dias para o fim deste ano, o Ministério da Saúde já traça estratégias, de modo a garantir que, em 2023, a situação melhore.

Esta segunda-feira, membros do conselho consultivo, das direcções províncias de todo o país, reuniram-se com parceiros de cooperação, num evento cujo objectivo, segundo o ministro da Saúde, é “alinhar as intervenções no âmbito da implementação do Plano Quinquenal do Governo e do Plano Estratégico do Sector da Saúde, diferentes orçamentos e compromissos financeiros e, sobretudo, identificar áreas de lacunas e propor soluções”.

A reunião de planificação integrada entre o MISAU e parceiros decorre até esta sexta-feira, na Cidade de Maputo e, durante estes dias, será feita a revisão de planificação, orçamento, monitoria e avaliação do sector da saúde.

“Queremos sair desta reunião com um plano que responda às diferentes necessidades das diferentes áreas territoriais do país”, disse Maria Luísa, em representação dos parceiros.

O encontro decorre numa altura em se prevê que a despesa do sector público para o próximo ano gire em torno dos 400 mil milhões de Meticais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos