Cerca de 30 funcionários afectos nos diversos departamentos e instituições tuteladas pelo Ministério do Interior (MINT) estão a ser capacitados em matéria de prevenção e combate à corrupção.
De acordo com um comunicado daquela instituição, a capacitação, que vai durar quatro dias, iniciou ontem na Cidade de Maputo e tem em vista formar pontos focais nas diversas unidades orgânicas do MINT e dotar os participantes de conhecimento, ferramentas e modos de actuação que os servidores públicos devem possuir no exercício das suas funções.
Segundo disse o Secretário Permanente Substituto do MINT, Eduardo Oliveira, “devemos todos colocar os interesses do país acima dos interesses pessoais, pois só desta maneira é que seremos capazes de construir um Moçambique isento de corrupção”.
Esta capacitação ocorre numa altura em que, no passado dia 09 de Dezembro, sob o lema “Seu direito, seu papel: diga não à corrupção”, se celebrou o Dia Internacional de Luta Contra à Corrupção, cujo desiderato era destacar os direitos e responsabilidades de todos, incluindo Estados, funcionários públicos, agentes da Polícia, representantes dos órgãos de comunicação social, sector privado, académicos e sociedade civil no geral.
A formação, que iniciou esta segunda-feira, terá seu fim no dia 16 do mês em curso e é levado a cabo pela Direcção de Recursos Humanos do MINT, em parceria com a FORMATO, uma entidade moçambicana vocacionada à formação e consultoria.