O País – A verdade como notícia

Ministério Público pede absolvição de Lula da Silva

O Ministério Público Federal (MPF) do Brasil pediu, hoje, a absolvição do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do banqueiro André Esteves num processo que investiga uma suposta tentativa de obstruir investigações da operação Lava Jato, avançou o Noticias ao Minuto.

Lula da Silva e o banqueiro tornaram-se réus neste processo depois do ex-senador Delcídio do Amaral ter dito num depoimento à Justiça brasileira que eles haviam tentado impedir que o ex-director da Petrobras, Nestor Cerveró, fizesse um acordo para relatar crimes aos investigadores da operação Lava Jato.

"O MPF manifestou-se pelas absolvições do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do banqueiro André Esteves, por concluir que não há provas de que eles participaram do esquema criminoso", diz uma nota publicada pelo órgão de Justiça brasileiro.

Em nota, a defesa do ex-chefe de Estado brasileiro manifestou-se, dizendo que o pedido de absolvição formulado hoje pelo MPF "é justo e reflete a prova da inocência do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi colectada especialmente nos depoimentos de 31 testemunhas."

Esta acção penal está em tramitação desde Dezembro de 2015. Na época, como Delcídio do Amaral era membro da câmara alta do Parlamento brasileiro, a acção penal foi proposta pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos