O País – A verdade como notícia

banner_02

Militares apoiam reconstrução e educação nas zonas afectadas pelo terrorismo

As Forças Armadas de Defesa e Segurança de Moçambique (FADM), através do Serviço Cívico, têm assegurado alguns serviços básicos, como reconstrução de infra-estruturas e apoio ao sector da educação nas zonas afectadas pelo terrorismo, na província de Cabo Delgado.

A informação foi avançada ontem pelo Presidente da República, durante o encerramento do décimo segundo curso de prestadores cívicos (um ramo das forças armadas), no distrito de Montepuez, sul de Cabo Delgado. Filipe Nyusi explicou que, tais actividades são suportados pelos agentes do Serviço Cívico, devido a ausência de funcionários do Estado, que abandonaram os seus postos de trabalho devido à insegurança.

Durante o seu discurso, Nyusi felicitou as Forças Armadas de Defesa de Moçambique pelo papel que têm estado a desempenhar no processo de reconstrução.

“Temos o orgulho de constatar que são testemunho das vossas actividades a prestação de serviços construção, designadamente, a reabilitação de infra-estruturas públicas e privadas que foram destruídas pelo terrorismo em alguns distritos de Cabo Delgado e a provisão de serviços básicos nas zonas afectadas pelo terrorismo”.

Filipe Nyusi acrescenta que a execução daquelas actividades concretiza o compromisso de contribuir na provisão de bens e serviços para suprir as necessidades das comunidades locais.
O Presidente também apelou as FADM a trabalharem na reinserção social dos supostos terroristas que estão de volta às suas casas.

“Aqueles jovens, aquelas crianças, aqueles velhos que são recrutados ou mesmo recolhidos nas aldeias para servirem como escudo dos terroristas, que voltem, e boa parte tem conseguido escapar e voltar. São recebidos e encaminhados para as famílias. Essa também deve ser a vossa preocupação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos