Milhões de e-mails confidenciais endereçados a funcionários do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, foram desviados para contas no Mali nos últimos anos. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos explica que em causa está um erro tipográfico.
A falha ocorreu quando ‘e-mails’ destinados a contas ‘.mil’, endereço das contas militares dos Estados Unidos, foram enviados para domínios ‘.ml’ no Mali, país aliado político e militar da Rússia.
Num comunicado divulgado esta segunda-feira, o Pentágono disse estar ciente do que aconteceu e que leva “a sério” todas as divulgações não autorizadas de segurança nacional ou informações não classificadas.
Nessa mesma nota, citada pelo Notícias ao Minuto, foi especificado que o Pentágono aplicou políticas, formação e controlo técnico para garantir que os ‘emails’ do domínio ‘.mil’ não caiam em domínios incorrectos.
Uma dessas mensagens, conforme detalhado pela estação CNN, continha os números dos quartos do chefe do Estado-Maior do Exército, general James McConville, e da sua comitiva numa viagem que fizeram à Indonésia em Maio.