Anfitriã da primeira edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) após a pandemia de Covid, Lisboa já está cheia de viajantes de todas as partes do mundo. Até a manhã de segunda-feira, cerca de 78 mil peregrinos já haviam feito o check in no evento, que acontece entre 1 e 6 de agosto e terá a presença do Papa Francisco.
A estimativa de público para o encontro, considerado o maior evento internacional da Igreja Católica, é de cerca de 1 milhão de pessoas, escreve a imprensa internacional.
Em vários pontos do centro da capital portuguesa, a paisagem agora é dominada por jovens identificados pela camiseta e pela mochila oficial da JMJ.
O Papa Francisco desembarca em solo português na quarta-feira. O primeiro dia será dedicado a compromissos com políticos, diplomatas e membros do clero. O primeiro encontro com os jovens acontece apenas no dia seguinte.
Entre os portugueses, a principal polémica com a jornada está relacionada aos gastos públicos com um evento católico. O valor final do investimento, no entanto, ainda não foi contabilizado.