O País – A verdade como notícia

Michel Temer volta à prisão

O ex-presidente do Brasil Michel Temer volta esta quinta-feira à prisão. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidiu, por 2 votos a 1, que Michel Temer e João Baptista Lima, o coronel Lima, voltem à prisão. O ex-ministro e ex-governador do Rio Moreira Franco e outros cinco acusados tiveram o habeas corpus mantido em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira.

Temer e Coronel Lima foram presos no dia 21 de Março, pela Justiça Federal do Rio de Janeiro. Eles são acusados de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O coronel Lima é apontado como o operador do esquema. Eles foram soltos quatro dias depois da decisão prévia do juiz Ivan Athié, do TRF2.

Temer disse estar surpreendido, mas garantiu que se apresentará esta quinta-feira de forma voluntária à justiça.

"Em primeiro lugar, decisão da Justiça se cumpre. Segundo ponto, claro, eu a considero inteiramente equivocada sob o foco jurídico. Eu sempre sustentei que nessas questões todas não há prova. Para mim, foi uma surpresa desagradável. Claro que com muita lamentação. É uma injustiça, não só injustiça, mas uma injuridicidade. Já falei com o advogado e ele apresentará um 'habeas corpus' ao Superior Tribunal de Justiça", afirmou Temer.

Temer será assim o segundo ex-presidente brasileiro detido na sequência da operação Lava Jato, depois de Lula da Silva, na prisão desde abril de 2018 por corrupção e branqueamento de capitais.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos