O País – A verdade como notícia

Metamorphosis: a nova individual de Lica Sebastião

A poetisa Lica Sebastião largou os versos por algum tempinho para se dedicar às artes plásticas. Assim, ao fim de alguns meses de trabalho, na quinta-feira, a artista inaugurou a sua sexta exposição individual, na galeria da Kulungwana, na cidade de Maputo.

Metamorphosis, título da exposição que pode ser visitada até 20 de Março, é um conjunto de 12 peças, que apresentam uma pintura materializada em suportes diferentes. Por exemplo, madeira e metal. A pretensão da artista, essencialmente, foi, como a caracteriza, dedicar-se a um reaproveitamento de materiais, aqueles que muitas vezes são dados como acabados, sem utilidade alguma.

Paralelemente, é do interesse de Lica Sebastião, na nova individual, contribuir para demonstrar que as artes plásticas se fazem de variadas formas. Então, a pintora deixou as telas de lado para abraçar um projeco maior: a diversidade, e, com isso, veicular a sua motivação estética.

A preparação da exposição teve duas fases. Na primeira, Lica Sebastião trabalhou devagar, devagarinho. Como quem não quisesse nada. Depois, vieram os prazos e a pressão do curador, Ulisses Oviedo. Então, o pincel acelerou. É também graças a essa rapidez que hoje a exposição poder ser visitada ali na Baixa da cidade de Maputo.

Ora, sem falsas modéstias, Lica Sebastião acredita que Metamorphosis é uma mostra mais elaborada em relação a sua última individual, pois, realça, conseguiu fazer com que cada peça fosse única. Ainda assim, a artista reconhece que há linhas fixas nas peças no que à cor diz respeito. A predominância do azul é visível.

Não obstante, todos os trabalhos expostos na individual têm figuras humanas, que realçam rostos. “Não me canso de fazer o exercício de desenho com rosto. É a parte do corpo mais exigente. Tudo deve ter alguma ligação. Pratiquei muito isso nas próprias obras”, frisou, explicando de seguida que o que mais deu gozo durante o processo foi a tentativa de encontrar solução para cada peça e a possibilidade de relacionar materiais que aparentemente não têm nenhuma ligação (metal e madeira), formando, a partir daí, um conjunto até chegar ao equilíbrio. Contrastar as cores foi outra acção simpática para a artista.

Metamorphosis resulta de um trabalho com óleo e técnica mista. Para quem deseja visitar a exposição, Lica aconselha: “gostaria que vissem as peças de três ângulos diferentes, numa visita que deve ser feita devagar”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos