O País – A verdade como notícia

Design de Moçambique em discussão quinta-feira

Moçambique acolhe pela primeira vez o Design Talk, uma plataforma que visa discutir o design feito no país, sob o tema “Reticências do Design em Moçambique”. O Design Talk é uma iniciativa da MED – Comunicação, com apoio da Universidade Pedagógica (UP), entre outras organizações, e terá lugar no dia 29 de Junho de 2017, na Biblioteca Central da UP, em Maputo, entre às 16h00 e 18h30.

O evento vai juntar profissionais da área de design, jornalismo, marketing, publicidade, artes visuais, estudantes, professores, estúdios criativos e curiosos em design, com o propósito de partilhar experiências e conhecimentos em torno do design local e mundial.

O Design Talk é a primeira iniciativa nacional do género e conta com parceria de organizações nacionais e estrangeiras, tais como Design Culture (Brasil), Festival Literatas, Chamanculo Guezi Movement, Maputo Fast Forward, Escola Superior Técnica da UP. Trata-se de uma plataforma física e digital para a promoção de debates, pesquisa, inovação e criatividade sobre design em Moçambique, que pretende contribuir para sua divulgação, dentro e fora do meio académico. Esta plataforma pretende abrir espaço para discussões e partilha, pretende desmistificar o conceito de design e outros a si associados, deseja consolidar o “Design moçambicano” e divulga-lo a nível nacional e internacional. É uma plataforma inédita em Moçambique, e vai abrir espaço para jovens criativos exporem as suas ideias, soluções a nível do design, para empresas e organizações.

No seu arranque oficial, o Design Talk tem como tema “Reticências do Design em Moçambique”, tendo como oradores principais, o comunicólogo Sérgio Langa e o criativo Cláudio Mangujo.

Pretende-se, ao escolher este tema, fazer uma reflexão em torno do design em Moçambique, reflectir sobre a necessidade da existência ou não de um “Design Moçambicano”, buscando referências histórias que originaram o que hoje chamamos de design no País.

O tema estará dividido em três principais eixos, nos quais pretende-se discutir (I) as origens do design em Moçambique – as primeiras tentativas de comunicar através do design, os precursores, referência do espaço geográfico e temporal; (II) o design no período pós-independência – procurando compreender se haverá tendência de unificar o design nesta época, os meios disponíveis para produção e a relação com o design internacional. Por último em discussão estarão as (III) tendências do design actual em Moçambique – o que se tem a nível da produção, a influência tecnológica na produção de objectos e peças de design, o surgimento e a influência das escolas no design.

Neste eixo pretende-se também mostrar ideias criativas do design actual e como é que a fase anterior contribuiu para influenciar as actuais formas de fazer design.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos