O País – A verdade como notícia

Mesquita garante reposição da ponte entre Nampula e Niassa em poucas semanas

Foto: O País

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos garante que, dentro de algumas semanas, estará reposta a ligação terrestre entre as províncias de Nampula e Niassa. A via está interrompida desde terça-feira, devido ao desabamento da ponte metálica sobre o rio Natete, na Estrada Nacional Número 13, distrito de Ribáuè, em Nampula.

A reacção acontece 48 horas depois do desabamento da ponte metálica sobre o rio Natete, no distrito de Ribáuè, em Nampula.

“Vai estar pronta dentro de algumas semanas. Estamos a mobilizar todo o tipo de material que é necessário para ir lá”, garantiu Maleiane.

O ministro das Obras Públicas diz que há sabotagem das infra-estruturas rodoviárias, por isso apela ao bom uso.

“É preciso saber o que levou ao desabamento da ponte. O mesmo ocorreu numa outra zona onde a ponte desabou por excesso de carga. Queremos que a imprensa e as redes sociais ajudem a contornar este tipo de abusos”, exortou Mesquita.

Sobre a estrada alternativa, que é limitada a camiões de até 20 toneladas, prejudicando transportadores de alta tonelagem, Carlos Mesquita esclarece: “A ANE já está a trabalhar no processo. Aquilo foi algo que aconteceu inesperadamente e é claro que tem de se criar, mesmo sendo desvio, condições de acesso seguro, para evitar outros danos maiores”.

Recorde-se que a ponte de betão sobre o rio Natete, no distrito de Ribáuè, em Nampula, desabou na época chuvosa de 2021, e a Administração Nacional de Estradas colocou por cima a ponte metálica para garantir a transitabilidade provisória.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos