Um novo mercado central está a nascer na cidade de Quelimane, com a requalificação e construção em curso. Através da organização Gain, com fundos da Noruega estimados em pouco mais de 44 milhões de meticais, o mercado que está a ser construído será inteligente e com padrões de segurança.
Um mercado central que em 2023 sofreu com incêndio de grandes proporções está a tornar-se novo e espera-se que venha a ser Mercado inteligente, com sistema de incêndio, organização das bancas, acesso para pessoas com deficiência e não só.
O novo mercado terá sistema de produção de energia solar para reforçar a da rede pública nos sistemas de frio e de iluminação da infraestrutura.
Neste momento, os comerciantes estão a vender ao longo da via e mostram-se satisfeitos com as obras e esperam que termine no tempo previsto.
As câmaras de frios que serão instaladas do lado do mercado em obras, serão industriais e vão apoiar na conservação dos produtos frescos dos comerciantes, outrossim as câmeras irão produzir para o mercado, para vender ao público e outros centros comerciais interessados.