É daqueles casos que orgulham o pessoal da saúde por terem devolvido a esperança a uma menina de sete anos. Letícia foi operada a um cancro de mais de 8 kg e, em menos de um mês, teve alta, até já se alimenta devidamente.
Era quase impensável que uma menina de sete anos, que viveu mal durante anos, pudesse em tão pouco tempo voltar à vida normal. A pequena Letícia foi operada a um tumor que pesava oito quilos e meio, no mês passado, no Hospital Central de Nampula.
Um mês depois, ela regista uma recuperação surpreendente e até teve alta hospitalar na última quinta-feira, segundo explicou o médico pediatra daquele hospital, Raúl Atibo.
Em casa, Letícia é uma menina alegre. Brinca com os irmãos e mostra-se fascinada pelo telefone celular. Com sete anos de idade, ela devia ter uma dieta como a dos adultos, mas a sua condição de saúde, neste momento, ainda requer um tratamento especial, por isso se alimenta essencialmente de papa infantil de cereais e necessita de outros alimentos fortificados.
A mãe de Letícia, Elcinda Jorge, convive com um misto de sentimentos. Por um lado, a felicidade por ver a filha a recuperar-se, mas, por outro, a dor do abandono. Isso porque o pai das três crianças saiu de casa há seis meses, devido à doença da menina.