O País – A verdade como notícia

MDM lança Conselho Nacional com olhos nas autárquicas e presidenciais

Foto: O País

O Movimento Democrático de Moçambique reúne-se, de 09 a 10 de Abril corrente, em Conselho Nacional. O encontro, a realizar- se na cidade de Chimoio, província de Manica, tem como grande objectivo a indicação do novo secretário-geral e preparar as próximas eleições autárquicas e gerais.

O período eleitoral aproxima-se. Aliás, já se conhece a data da realização das eleições autárquicas que foram marcadas para 11 de Outubro de 2023.

Até lá, é preciso olear a máquina partidária, de modo a reorganizar o partido, tendo em vista a recuperação dos municípios perdidos, garantir maior número de deputados e quiçá melhorar a sua prestação nas presidenciais. E o MDM vai começar a traçar as suas directrizes no Conselho Nacional, marcado para este fim-de-semana.

No evento, será indigitado o novo secretário-geral do partido, será composta a Comissão Política Nacional e a Comissão Nacional de Jurisdição.

“Faltam outros órgãos subsequentes que não são eleitos no congresso, mas são compostos por despacho do próprio presidente, porque são órgãos que nascem do suporte da Presidência, assim como da Comissão Política Nacional, que é um órgão ideológico e de consulta do presidente. Por exemplo, a Comissão Nacional de Jurisdição trata dos assuntos internos de disciplina partidária, o Secretariado-geral é mais executivo e trata da vida quotidiana do partido”, disse Casimiro da Cruz Pedro, mandatário do partido.

Neste momento, o MDM governa apenas a cidade da Beira, em Sofala, e aspira conquistar novos municípios, segundo disse Casimiro da Cruz Pedro, Presidente da Mesa da Assembleia-geral.

Na reunião deste sábado e domingo no Chimoio, o presidente do “galo”, Lutero Simango, vai montar os homens da sua confiança na corrida das próximas eleições.

“O MDM tem um compromisso inadiável, os preparativos dos próximos pleitos eleitorais que se avizinham. Para as autarquias, nós temos quadros preparados e serão também reforçados para fazer face aos pleitos. Em princípio, o presidente do partido é por inerência o candidato do partido, para as eleições gerais”, disse para depois reiterar que no MDM vive-se um ambiente salutar.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos